quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Declaracao de Presenca: Que dor de cabeca!!!

Pessoal, desculpem-me por demorar em dar noticias!

Ainda estou sem meu notebook e com muitos problemas por aqui, os quais espero que se resolvam logo para ter mais tranquilidade para escrever aqui no blog.

Chegamos aqui no domingo e ateh agora nao conseguimos fazer a declaracao de presenca...A parte que eu julgava ser a mais facil eh justamente a que estah nos dando a maior dor de cabeca por aqui...

Conselho que dou a todos: venham direto do Brasil para Milao ou Roma. Nao facam escalas nos paises Schengen!

Aqui no Comune onde estou nao fazem mais a declaracao de presenca, eles nos mandaram fazer em Treviso.

Fomos la anteontem pela primeira vez. Eles disseram que naquele dia nao atenderiam, somente os que tinham apuntamento...

Muito bem. Voltamos ontem apos eu ter perguntado ao policial da Questura pessoalmente se indo no dia seguinte eu poderia fazer a declaracao. Ele disse que sim, "perche oggi non ce nessuno qui per fare questo". Va bene!

Voltamos la ontem. Eu, meu irmao, a Simone de Londrina e, para a nossa surpresa, a resposta do dia foi que agora, somente Conegliano eh que estava fazendo a tal declaracao!
Ma che cazzo! De uma hora pra outra mudou tudo!

Fomos ateh Conegliano de trem rapidinho...gente...aqui exponho uma impressao particular...
A Italia nao eh bela somente pela arte, nao eh nada disso...esse era o motivo que eu ateh entao atribuia a esse adjetivo...tb eh verdade...mas, se nao tivesse nenhuma estatuazinha, ela continuaria sendo chamada de bela, pela beleza natural e quem viajar de trem aqui por venezia percebera....
sao os campos cobertos de gelo pela manha, ao fundo um sol quentinho e avermelhado mas que se pode encarar nesta epoca do ano, nasce por detras das montanhas cobertas de neve....um espetaculo! Eh uma paisagem tao bucolica q vc nao pode jamais imaginar algo igual...Vc ve os campos e os alpes e sente-se uma alma viva pensinsular!!! non so come posso dicere...non ce niente come questo che ho visto qui...

O trem aqui, do mais fulera, nao se compara nem de longe com os trens do seculo 17 que eu pegava de Osasco pra barra funda, pra ir trabalhar....Assento largo e espacoso, muito veloz e muito estavel! Os trens do brasil chacoalham feito um carro de boi! Aqui nao, a bitola eh mais larga e vc nao sente nada! Eh muito tranquilo!

Continuando a narrar a historia da declaracao de presenca...

Pois bem, chegamos em Conegliano...lah, o policial me disse que precisaria da carta di hospitalita para fazer a Dichiarazione di Presenza, fato que eu ateh entao desconhecia! Pra mim a carta di hospitalita soh seria exigida para dar entrada no pedido de residencia!

Ai caimos em um grande problema...pq o comune que estou, pertence a uma outra questura...essa questura, nao esta mais fazendo declaracao pra ninguem! eh isso mesmo! eles mandam ir pra Treviso, por isso fomos...soh que, para fazer a declaracao por lah, eh preciso residir lah...

Vejam quanto problema para cumprir somente essa primeira fase!

Uma alternativa seria obter uma carta di hospitalita de alguem de treviso, mas esse alguem tem que ser o dono do ap, nao serve se for do inquilino (o que eh facil!).

Estamos aqui ha 3 dias, temos mais 4 dias e meio para fazer a declaracao...a nossa amiga Simone soh tem mais um dia!!
Ontem dormimos em um hotel, para tentar utilizar isso de argumento para nao apresentarmos a carta di hospitalita...
Amanha cedinho iremos a questura daqui e veremos o que acontece. Se nao aceitarem, voltaremos a Conegliano, onde, por incrivel que pareca, hoje, uma moca do brasil, conseguiu a Declaracao de Presenca dela somente com o passaporte! Ela argumentou com o guarda que Treviso tinha dito que era para ela ir lah somente com o passaporte e preencher a declaracao que seria feito e enfim, ganhou no lero...

Esse serah nosso plano B.

Nosso plano C, serah ir pra Suica (pais non Schengen) para usar o carimbo de lah no processo.

Estamos esperando resolver isso amanha. Torcam por nos!

Continuaremos postando noticias!

Hoje fui a um mercado aqui com minha esposa fazer umas comprinhas e jah desmistifiquei uma historia que ouvia ha muito tempo no Brasil...

Diziam que uma garrafinha de agua na europa era 5 euros...

Comprei 4 garrafas de 1,5 litros por EUR 0,48. Isso mesmo. 12 CENTAVOS uma garrafona de 1,5l!!!

Macarrao, EUR 0,45 centavos um pacotao de meio quilo e EUR 0,95 um kilo. Isso porque o Veneto eh uma das regioes mais caras da Italia...disseram que o salario minimo aqui eh 1200 euros, fato que irei averiguar...

Compramos varias coisinhas...fizemos uma polentinha deliciosa com carne moida ehehehe

Logo no primeiro dia, percebemos a superiodade cultural do povo italiano em relacao a outros povos. Quando falo sobre superioridade cultural, gero polemicas...mormente entre o publico bissexual que me persegue no orkut...mas o fato, queridos, eh que isso eh real e notoriamente perceptivel...quem vier, compreendera!

Agumas coisas que pude notar de diferentes aqui na Italia em relacao ao Brasil...

Muitas ciclovias...MUITA SINALIZACAO de transito...lixos, todos tem sistema de reciclagem...o carrinho do aeroporto e do supermercado eh movido a moedas...eles ficam presos nas catracas...vc coloca uma moedinha de 50 cents e ele sai. Depois, para nao perder a moeda, vc deve devolve-lo, ao final das compras, onde o encontrou para entao retirar a moeda. Fiquei procurando com minha mulher pra ver se achavamos carrinhos deixados pra tras com. a moeda dentro, para juntarmos uns niqueis (isso eh totalmente legal pq eh um trabalho) mas nao encontramos nenhum...

Nao sei pq nao tem isso no Brasil...o resultado eh que trocentos carrinhos ficam espalhados no estacionamento do carrefour de Osasco gerando transtornos aos clientes (culpados).

Aqui, no mercado, eh vc que pesa seu feijao a granel...cada item tem um numero...por exemplo, 77....vc coloca quanto quer de feijao em um saquinho, coloca em cima da balanca...digita o codigo do produto, exemplo acima: feijao 77 e ele imprime uma etiqueta adesiva com o peso e preco pra vc colar no saquinho...show de bola!

Eu vi cada legume, fruto e verdura q nunca tinha visto antes na vida!
Italiano come carne de cavalo!!

O que me chamou a atencao hoje foi o "pomodoro cuore di bu" (tomate coracao de boi, acho que eh isso). Que eh um tomate no formado de um coracao mesmo, grandao...eeheheheh

Tem tantas coisas...latinha de 500ml de coca light a 0,20 centavos pq vao vencer em 7 dias...

A agua da torneira nao dah pra beber...parece agua com sabao...isso me irritou a bexiga e cheguei a conclusao que faz mal pra saude...sugestao minha: nao bebam!

Bem, meus queridos... assim que passar o natal, vou comprar um notebook (pq o preco devera abaixar ainda mais) e postarei com mais frequencia, colocando inclusive fotos e videos pra vcs.
Ateh lah, farei aparicoes esporadicas e imprevisiveis! Por tanto, nao deixem de comparecerem por aqui!
Justificar
Quem precisar de ajuda com busca de documentos, desde jah contem com este humilde genealogista. Facam o pedido por meio do site: http://www.cidadanianaitalia.com/ Falem com Gustavo, expliquem o caso e mandem copia scaneada dos documentos do italiano para ele. Todas as informacoes lhes serao prestadas por este meu grande amigo.
No mais, fiquem na santa paz.

abbracii a tutti! e a presto!

2 comentários:

Unknown disse...

Puxa Leandro, será que esse negócio de não aceitarem carimbo Schengen é só aí ou tá acontecendo em vários lugares? Eu vou fazer meu processo na região da Lombardia.
Ah, eu queria saber qual a média de preço do notebook aí.
Obrigado e muito boa sorte!
Ah, detalhe...o tempo para fazer a declaração de presença não são exatamente 8 dias, mas sia 8 dias úteis ok?!

Saulo Capoeira disse...

fala leandro parabens pela sua coragem....e no comeco do ano eu e minha noiva vamos para ai...ela vai tentar a cidadania dela ela e bisneta de italiano...e 2 primos da mae dela ja tem....so fico pensando como eu vo fica...pois ainda nao somos casados nao sei se casamos antes de ir ou deixamos para casar ai...me de uma sugestao....flow e aquele abco