quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Papa: 'Europa precisa se reencontrar com Deus'.


CIDADE DO VATICANO, 30 SET (ANSA) - O papa Bento XVI afirmou que "a Europa necessita se reencontrar com Deus", ao comentar sua recente viagem à República Tcheca durante a audiência geral de hoje.

O Pontífice recordou os encontros que teve com autoridades políticas e civis do país, assim como as visitas que fez a vários locais, como o Castelo de Praga, a Universidade de Praga e a Igreja Santa Maria da Vitória, onde há uma imagem do Menino Jesus.

Ao discursar esta manhã (30) na Praça São Pedro, no Vaticano, Bento XVI renovou seu pedido para que os "que exercem cargos de responsabilidade nos campos político e educativo ajam à luz da verdade, que é reflexo da eterna sabedoria do Criador" e deem o seu "testemunho em primeira pessoa com a própria vida porque, só com um sério empenho intelectual e moral, o sacrifício dos muitos que pagaram caro o preço da liberdade se torna digno".

Relembrando as suas reuniões com autoridades tchecas, o Papa disse que as pessoas "não precisam ter medo da verdade", porque "ela é amiga do homem e de sua liberdade, de modo que somente na sincera procura pela verdade, pelo bem e pelo belo se pode realmente oferecer um futuro aos jovens de hoje e às gerações que virão".

"O amor de Cristo é a nossa força: este foi o intuito da viagem. A força do passado, a certeza dos cristãos de hoje. O amor de Cristo que inspira e anima as verdadeiras revoluções, pacíficas e libertárias, é que nos sustenta nos momentos de crise", ratificou.

Segundo Bento XVI, sua viagem de três dias à República Tcheca, concluída na última segunda-feira (28), foi de "peregrinação e missão". "Peregrinação porque há mil anos a República Tcheca é terra de fé e santidade"; e missão "porque a Europa precisa de Deus e de suas raízes cristãs", explicou.

O Papa também elogiou a Universidade de Praga, definindo-a como "uma das universidades mais antigas e respeitadas do continente, (...) ambiente vital para a sociedade e uma garantia de liberdade e desenvolvimento".

"A República Tcheca é a pátria de grandes escritores - como Franz Kafka, e do abade Mendel, pioneiro da genética moderna", comentou o Pontífice, destacando que "a cultura humanística e a científica não podem ser separadas, por serem os dois lados de uma mesma modela".

Bento XVI pontuou ainda que, ao visitar a imagem do Menino Jesus, rezou "por todas as crianças, pais e pelo futuro das famílias, porque a verdadeira vitória que hoje pedimos à Maria é a vitória do amor e da vida em família e na sociedade".

Esta foi a quarta viagem de um Pontífice ao país. Antes, João Paulo II esteve na nação tcheca por três vezes, em 1990, 1995 e 1997.

Ao fim da audiência geral, o Papa fez uma homenagem a Luigi Sturzo, sacerdote e político que fundou o Partido Popular Italiano, por ocasião do 50º aniversário de sua morte.

"O exemplo luminoso deste presbítero é o seu testemunho de amor, de liberdade e de serviço ao povo, estimulando e encorajando todos os fiéis e cristãos, e especialmente os muitos que trabalham na área social e que defendem, com seu testemunho coerente, o Evangelho e a doutrina social da Igreja", disse.

ANSA

Nenhum comentário: