sábado, 24 de outubro de 2009

Brasileiros na Itália reivindicam possibilidade de trabalhar enquanto aguardam cidadania.

A Rede de Brasileiras e Brasileiros na Itália apresentou, na última semana, durante a realização da II Conferência das Comunidades Brasileiras no Exterior, realizada no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, uma proposta ao Governo para mediar junto ao Governo Italiano para que os brasileiros que esperam o reconhecimento da cidadania italiana recebam também uma autorização para trabalhar.

Segundo o documento apresentado no encontro, os brasileiros descendentes de italianos não têm a possibilidade de trabalhar no período de tempo entre a preparação da documentação requerida, a apresentação dos documentos e o reconhecimento da cidadania. O visto de que são portadores não dá direito a um contrato de trabalho. O tempo entre a apresentação da documentação para o reconhecimento/obtenção da cidadania italiana pode durar de 3 a 12 meses. Essa situação causa grandes problemas financeiros e psicológicos enquanto aguardam a cidadania.

Entre as questões importantes relacionadas aos brasileiros na Itália, o documento assinala que, a partir da realidade observada no Centro de Atendimento Latino Americano, constata-se que a grande maioria das pessoas que vêem para a Itália necessita de formação e inserção na realidade Italiana. Este realidade gera grandes dificuldades de adaptação, podendo chegar a traumas que, em muitos casos, dificultam diretamente o processo sereno e progressivo de integração social do migrante brasileiro na sociedade italiana.

Leia a integra do documento, onde também são abordadas outras situações da comunidade brasileira na Itália.

Oriundi


Nenhum comentário: