sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Imagem de Santos Dumont poderá ser obrigatória em aeroportos.

Da Agência Câmara

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5437/09, do deputado Fernando Chiarelli (PDT-SP), que torna obrigatória a exibição, nos aeroportos nacionais, de imagens de Alberto Santos Dumont (1873-1932), o inventor brasileiro considerado um dos pioneiros da aviação.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Com a medida, o deputado pretende homenagear o brasileiro que em 1906 realizou o primeiro vôo mecânico do mundo, em Paris, a bordo do 14-Bis, projetado, construído e pilotado por ele.

Personagem mítico



"Santos Dumont foi um dos pioneiros nas ciências aeronáuticas e seus inventos o tornaram um personagem mítico na história da aviação. Sua contribuição foi muito além do fato de ter colocado no ar um avião e suas criações fazem parte do cotidiano aeronáutico até hoje", afirma o deputado.

Chiarelli lembra que o brasileiro foi também o primeiro a instalar trem de pouso em uma aeronave e a incorporar o uso de materiais pouco conhecidos à época, como o alumínio na fabricação de hélices e outros componentes, entre outros feitos.

A homenagem, disse, resgatará a importância da vida e da obra de Santos Dumont e estimulará o sentimento pátrio.

UOL


Nenhum comentário: