quarta-feira, 6 de maio de 2009

Palmeiras bate Sport e leva vantagem na Libertadores para Ilha do Retiro.


SÃO PAULO - O Palmeiras conquistou um resultado precioso na abertura do confronto das oitavas de final da Copa Libertadores da América. A vitória por 1 a 0 sobre o Sport na noite desta terça-feira, em um jogo extremamente disputado no Palestra Itália, deixa o Verdão mais próximo da vaga.

Na semana que vem, qualquer empate classifica o clube paulista. Até mesmo uma derrota por margem mínima - desde que marque gols - tem valor para o Palmeiras. O jogo de volta está marcado para a terça-feira da semana que vem, às 20h15, na Ilha do Retiro.
Verdão perdeu várias chances de gol, mas conseguiu a vitória que lhe permite jogar por empate na partida de volta.


O vencedor do confronto brasileiro terá pela frente na próxima etapa da Libertadores o classificado do encontro entre Nacional, do Uruguai, e San Luis, do México, que ainda esperam a definição da data da primeira partida por parte da Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol).

Como havia feito na classificação diante do Colo Colo, o técnico Vanderlei Luxemburgo apostou em surpresas no Palmeiras. Marquinhos foi a grande novidade do meio-campo no lugar de Souza. Já Willians voltou a formar dupla de ataque com Keirrison. Contudo, o time paulista conseguiu a vantagem somente na etapa complementar, com gol do paraguaio Ortigoza.


ata
Em se tratando de Libertadores, até atacante chega duro no adversário

Jogo - veja como foi lance a lance

O Palmeiras aproveitou o amplo apoio da torcida para iniciar a partida em um ritmo intenso. Em sete minutos, duas oportunidades que levantaram o torcedor. Na primeira, o chute de Keirrison carimbou o travessão. Dois minutos depois, Cleiton Xavier arriscou de fora da área e, ao contrário do golaço marcado no Chile na semana passada, parou, desta vez, na boa intervenção do goleiro Magrão.

Ao Sport, restou resgatar a personalidade dos jogos que lhe renderam a liderança do grupo 1. Experiente, o time pernambucano passou a valorizar todas as jogadas. O clima esquentou no momento em que Vandinho sofreu uma falta de Willians na lateral esquerda do gramado.

Com a necessidade da vitória, o Verdão preferiu esquecer a catimba pernambucana e seguiu forte nas ações ofensivas. Aos 24 minutos, Keirrison mostrou toda a sua qualidade técnica: colocou a bola entre as pernas de César e bateu colocado pela linha de fundo.

Apesar de criar uma oportunidade com Wilson no contra-ataque, o Sport seguiu exposto às investidas de Armero e Cleiton Xavier na esquerda. Foi necessária a intervenção de Daniel Paulista para ajudar Moacir no setor. Por isso, até o intervalo, o Verdão teve maior posse de bola no campo de ataque, mas parou no ferrolho criado pelos pernambucanos.

Para o segundo tempo, Luxemburgo manteve a escalação, mas modificou o posicionamento de duas peças que estiveram apagadas nos 45 minutos iniciais. Marquinhos foi atuar do lado direito, enquanto Willians abriu pela esquerda.

Em um momento importante do jogo, Diego Souza, um dos líderes do elenco palmeirense, mostrou fibra ao recuperar uma bola perdida e ganhar um escanteio. Ao vibrar com o lance, o camisa sete sentiu que era o momento de cobrar o apoio da torcida. Foi prontamente atendido.

Já Marquinhos percebeu a necessidade de se movimentar para furar a marcação. Aos sete minutos, ele escapou nas costas da zaga e bateu na saída de Magrão. A bola estava na direção das redes quando César apareceu para salvar quase em cima da linha.

Sem uma atuação brilhante na parte técnica, os outros jogadores do Palmeiras perceberam a importância de se brigar pelas jogadas até o fim. Aos 17 minutos, Keirrison desarmou César na direita e cruzou para Diego Souza, livre, chutar por cima. O nervosismo já tomava conta das arquibancadas do Palestra Itália.

O placar imóvel em 65 minutos de disputa convenceu os dois técnicos de que as substituições eram essenciais para a parte final do confronto. No Sport, entraram Ciro e Luciano Henrique. No Palmeiras, as novidades foram Mozart e Ortigoza.

Aos 28 minutos, o Palmeiras viu abrir uma brecha para a vitória: Hamilton foi expulso. O Verdão foi rápido para aproveitar a superioridade numérica. No lance que originou o cartão vemelho, Cleiton Xavier cobrou falta da direita e Ortigoza desviou de cabeça para marcar o gol e explodir o Palestra Itália.

No final, o Palmeiras ainda insistiu em busca do segundo gol para aumentar a vantagem. Só que esbarrou na falta de sorte, já que a cabeçada de Diego Souza tocou no poste esquerdo de Magrão.

ICHA TÉCNICA - PALMEIRAS 1 x 0 SPORT

Local: Palestra Itália, em São Paulo (SP)

Data: 05/05/2009 (terça-feira)

Horário: 21h15 (de Brasília)

Renda: R$ R$ 1.246.726,24

Público: 23.991 pagantes

Árbitro: Sergio Pezzotta (Argentina)

Assistentes: Francisco Rocchio e Horacio Herrero (ambos argentinos)

Cartões amarelos: Danilo e Pierre (Palmeiras); César, Wilson e Paulo Baier (Sport)

Cartões vermelhos: Hamilton (Sport)

Gols:PALMEIRAS: Ortigoza, aos 29 minutos do segundo tempo.

Palmeiras: Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Armero (Jefferson); Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Marquinhos (Ortigoza); Willians (Mozart) e Keirrison

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Sport: Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Hamilton, Daniel Paulista (Luciano Henrique), Paulo Baier e Dutra; Wilson (Andrade) e Vandinho (Ciro)

Técnico: Nelsinho Baptista

IG

Nenhum comentário: