segunda-feira, 25 de maio de 2009

BERLUSCONI PEDE QUE PREMIER TENHA MAIS PODERES.

21/05/2009

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, pediu nesta quinta-feira, 21, por mudanças na Constituição do país, para dar mais poder ao presidente do Conselho de Ministros.

Durante uma assembleia da Confederação Geral da Industria Italiana (Confindustria), Berlusconi afirmou que "o premier não há praticamente nenhum poder" e que isto deve ser mudado a partir de um projeto de lei de iniciativa popular.

"Dirão que ofendo o Parlamento, mas esta é a realidade: as numerosas assembleias são totalmente inúteis e contraproducentes. A legislação tem que ser mudada, porque o presidente do Conselho não há nenhum poder, isto porque a Constituição foi escrita depois do fascismo e todos os poderes foram dados ao Parlamento", concluiu o italiano.

Na ocasião, Berlusconi ainda falou que o país deveria seguir o modelo dos Estados Unidos. "São 630 deputados, mas bastariam 100, assim como no Congresso norte- americano", comentou.

As declarações do premier repercutiram no meio político italiano, sendo que a líder da bancada no Senado do Partido Democrata (PD, de oposição), Anna Finocchiaro, expôs que Berlusconi deveria "pedir um parecer" para o presidente da Casa, Renato Schifani.

Para Pier Luigi Bersani, também do PD, tais afirmações "são a enésima prova que estamos em uma fase de deformação da Constituição".

ANSA

Nenhum comentário: