quinta-feira, 23 de julho de 2009

Islândia entrega formalmente solicitação de adesão à União Europeia.


23/07/2009

A Islândia entregou nesta quinta-feira formalmente sua candidatura de adesão à União Europeia (UE), uma semana depois que o Parlamento deste pequeno país nórdico autorizou o governo a negociar a entrada no bloco europeu.

O ato ocorreu em Estocolmo, onde o ministro de Relações Exteriores islandês, Össur Skarphedinsson, transmitiu a solicitação a seu colega sueco, Carl Bildt, cujo país está na Presidência rotativa da UE.

Corresponderá agora aos ministros de Relações Exteriores europeus examinar a solicitação e pedir a Bruxelas que prepare um ditame.

A questão já poderia estar na agenda da próxima reunião ministerial da UE que será realizada em Bruxelas na próxima semana.

Em declarações em Bruxelas, o ministro sueco afirmou nesta semana que a solicitação islandesa seria examinada "como qualquer outra", apesar de a Suécia ver com bons olhos a iniciativa islandesa.

A Islândia tem a seu favor o fato de que já é membro do Espaço Econômico Europeu e do espaço Schengen, o que representa um grau de convergência muito alto com a legislação comunitária.

EFE

Nenhum comentário: