domingo, 13 de janeiro de 2008

Ellis Island Foundation.

Ola, meus queridos... hoje tenho algo especial para compartilhar com voces!

Meu amigo Padovano me apresentou hoje um site muito legal e me deu a idéia de escrever um artigo para divulga-lo a comunidade. Eu escrevi, e estou colocando-o aqui, na integra, para compartilhar também com voces mais essa novidade!

Gostando ou nao dela, por favor, nao deixem de comentar!!

"Uma outra rota"
por Leandro Carvalho.

"Conte-nos a sua Historia! Compartilhe a historia da imigraçao da sua familia com o Museu de Imigraçao Ellis Island - quando eles chegaram na América e porque, e como a sua familia se tornou parte da Experiencia Americana."

Essa é a proposta deste "memorial do imigrante americano", onde estao disponiveis, para livre consulta, milhares de registros de italianos e estrangeiros, de diversas partes do mundo, que desembarcaram na terra do Tio Sam durante os séculos XIX e XX.

Apos um simples e rapido cadastro, é possivel pesquisar e navegar pelo gigantesco acervo historico e logo descobrir que alguns dos seus antepassados que desembarcariam em Santos ou no Rio de janeiro, acabaram descendo na America, gostaram de bacon com ovos e decidiram ficar por la mesmo!

Os registros da Fundaçao trazem diversas informaçoes uteis para a reconstruçao da memoria familiar, dentre elas: o nome do imigrante, sua cidade natal, porto de procedencia, nome do vapor, idade e, uma novidade...

Fotos da embarcaçao! (em muitos casos, mas nao todos).

Essas fotos estao disponiveis para venda nos formatos 5x7 (U$10) e 9x12 (U$12,50).

Ja pensou que legal? Emoldurar um retrato do Vapor e coloca-lo como decoraçao em seu escritorio?

Depois de localizar o antepassado, nao fica ja tao dificil de descobrir, apos essa primeira novidade, que voce pode ter um primo em New England e uma prima em Indiana com o seu mesmissimo sobrenome! Apenas, quem sabe, aguardando ansiosos pelo seu primeiro contato!

O site também traz dicas e links preciosos para genealogistas e aficcionados, além de uma variedade de presentes e souvenirs.

Nao perca a chance de fazer essa volta ao passado e descobrir um outro destino tomado pelo seu antepassado, até entao desconhecido por sua familia!

Conheça a Ellis Island Foundation!

Acesse:http://www.ellisisland.org/

artigo escrito por Leandro Carvalho em 14/01/2008. Livre distribuiçao, desde que citada a autoria e a fonte.

Espero que gostem!

abbraccio!

2 comentários:

Saulo Capoeira disse...

Ow muito legal o site....da pra saber muitas coisas um dos melhores nesse sentido...
Deixe eu lhe fazer uma pergunta. Os primos de minha mulher conseguiram a cidadania atraves do comune de Rimi...nos temos q fixar residensia em Rimi ou pode ser enqualquer local da Italia..
Obrigado por sempre responder minhas perguntas...vlw e sucesso em tuas correrias...vlw

Barlafante disse...

Prezado Saulo, muito obrigado.

Voces podem fixar residencia em qualquer local da Italia, mas vejam bem...primeiro se informem com o Comune de Rimi se eles liberam o processo a outro Comune mediante solicitaçao e se permitem q voces utilizem os documentos dos primos, porque tem comune que exige a documentaçao toda novamente. Entendeu?
Se permitirem, escolham um Comune que saia rapido. Caso em Rimi seja rapido, façam por la mesmo, vcs correm menos risco de sofrerem atraso e extravio da documentaçao. Abraços e boa sorte!