segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

CONFEDERAÇÃO EPISCOPAL PEDE QUE ITÁLIA MODIFIQUE REGRAS DE IMIGRAÇÃO

CIDADE DO VATICANO, 9 JAN (ANSA)

Através da Fundação Migrantes, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) pede ao governo italiano que modifique algumas regras sobre a imigração e aquisição de cidadania italiana. O país concede automaticamente a nacionalidade somente por vínculos de sangue.

Os bispos italianos pedem que a Itália considere cidadãos todos os nascidos em seu território. Além disso, solicitam que seja reduzido de dez para cinco anos o período mínimo de residência legal na Itália, para que, se um estrangeiro deseje, possa solicitar a nacionalidade italiana.

E ainda, a CEI pede que a Itália reconheça o direito à dupla cidadania, ou seja, que permita ao estrangeiro adquirir a nacionalidade italiana e, ao mesmo tempo, conservar aquela de origem.


Segundo um comunicado, o grupo explica que faz tais pedidos para "favorecer uma verdadeira integração dos imigrantes na Itália, e, sobretudo, dos jovens imigrantes".


O governo italiano aprovou, em 2006, uma proposta que diminui para a metade, de dez a cinco anos, o tempo que os imigrantes legais devem esperar para solicitar a cidadania. Contudo, essa proposta ainda não foi aprovada no Parlamento. (ANSA)


Fonte:
http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/rubriche/italia/20080109145234559607.html

Nenhum comentário: