terça-feira, 25 de setembro de 2007

Hoje retirei meu passaporte! Iupi!

Queridos Amigos do Blog,

Hoje fui até a Polícia Federal (Superintendência Regional - Lapa) retirar meu passaporte.

Felizmente, após assistirmos a desagradáveis espisódios de pessoas esperando horas e horas nas filas, parece que o sistema entrou nos trilhos novamente.

Não tive qualquer problema para tirar o documento. Aliás, faço aqui alguns elogios pela eficiência!

O novo sistema de agendamento feito pelo site da PF (http://www.dpf.gov.br) é muito prático.

Basta preencher corretamente a ficha cadastral com os documentos solicitados, imprimir e pagar a guia (GRU). No próprio site, você agenda o melhor dia e horário a comparecer e então basta se dirigir ao posto da PF de sua preferência munido dos documentos originais e com a guia paga e comprovante de pagamento.

Chegando 20 minutos antes do horário agendado é o suficiente. Os horários agendados seguem intervalo de 15 minutos. Então se você agendou, por exemplo, para às 17:30, chegue às 17:10 e aguarde sentadinho.

Não precisa pegar senha. Um funcionário vai chamando e pedindo para que a turma forme uma fila: "pessoal das 17horas, formem uma fila e tenham os documentos em mãos"..."pessoal das 17h e 15m"... e por aí vai.

Detalhe: não precisa mais levar foto, é tirada na hora. As impressões digitais (dos 10 dedos de cada uma das mãos) também são coletadas DIGITALMENTE na hora! (é isso mesmo, nada de sujar os dedinhos com tinta!).

Fiquei impressionado com a modernização dos equipamentos e com a organização do pessoal na Superintendência Regional da PF na Lapa. Estão de parabéns! Torço para que vocês todos encontrem postos com o mesmo nível de profissionalismo.

Para retirar o documento, basta levar o protocolo e RG originais. Você deve conferir os dados presentes no seu passaporte e se estiver tudo OK, assine no campo reservado no próprio documento.

Depois, mais uma vez, vão coletar a tua digital como prova de que foi a você mesmo que entregaram (novamente, coletarão sua impressão digital pela leitora, dessa vez apenas o dedo indicador direito).

Fiz a solicitação na terça e retirei na outra terça. Muito rápido...

OBS importante: somente o titular é quem pode retirar o documento. Nada de terceiros!

Pronto! A primeira etapa necessária e obrigatória para meu sonho foi cumprida. Amanhã minha esposa vai retirar o dela e meu irmão deverá tirar o dele até o fim deste mês (setembro).

Depois vamos comprar as passagens!! iuuupi!

Continuo postando!!!

O autor.

(Novo modelo do passaporte brasileiro: mais bonito, mais moderno, mais seguro, MAIS CARO!)

2 comentários:

Luciandrea disse...

Então Leandro, levei o maior susto hoje (26/10) de manhã quando a Band News noticiou que a PF tinha entrado em greve!!!!!
Então resolvi ir ver de perto!! Logo na entrada tem uma faixa em vermelho escrito: Estamos em GREVE... Gelei!!!...
Mesmo assim subi as escadarias e logo percebi um grande movimento no saguão principal.... Ufa!!! Estão atendendo.. Era umas 13:00 e tava tudo lotadooo..
Deu certo to com meu passaporte aqui comigo graças a Deus !!!

Barlafante disse...

Realmente!! Fiquei estupefato com a notícia! Entraram em greve um dia após eu retirar!! rsss....
Nossa! ehehehehe....Ainda bem que tudo deu certo e você conseguiu pegar o seu, Luciandrea!!!

Q sorte a nossa, hein?!
Espero que esta greve não gere maiores consequências!

Leandro.