sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Escolas do Veneto darão início ao ensino da história da emigração.


Sexta-feira - 28/08/2009

Nas escolas vênetas serão ministradas aulas sobre emigração. No próximo ano escolástico pela vontade da Região do Vêneto, e em particular do Assessor de Fluxo migratório, Oscar De Bona, se estudará em sala de aula a história dos vênetos no mundo, será recontada a sua história e sua aventura, se descreverá a forte ligação que é mantida com a terra de origem.

A medida foi anunciada ontem (27), durante a apresentação da segunda edição da Giornata Veneti nel Mondo, em Asiago, de 29 a 30 de agosto.

"Em setembro, a experiência será avaliada conforme o previsto na legislação regional, nas escolas secundárias do Veneto – afirmou De Bona - e se a iniciativa for bem sucedida, o projeto será ampliado no próximo ano letivo para as escolas de todos os tipos e grau. "Na sala de aula estarão professores migrantes vênetos que testemunharão suas histórias de vida. Foram convidadas a colaborar as Associações de Treviso, Belluno e Vicenza no mundo, que já informaram sobre sua disponibilidade.

Oriundi

Um comentário:

Anna Karine disse...

Oi Leandro! Acho de suma importancia as crianças e adultos conhecerem um pouco do seu passado, da sua historia. Muitos adultos nem sabem que durante o periodo imigratorio, alguns italianos foram ao Brasil e trabalharam nas plataçoes de cafe. Passo até por mentirosa quando falo sobre a imigraçao italiana no Brasil por aqui. Alguns acham que os italianos foram ao Brasil ajudar o povo ou investir seus euros como fazem hoje... Acho que deveriam saber que um dia eles percorreram a mesma estrada que muitos imigrantes percorrem hoje. Existiria que existiria menos intolerancia e mais compreençao com os imigrantes africanos, por exemplo...