quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Dicas de como levar o seu suado dinheirinho!


Olá, Queridos!

Eis uma parte muitíssimo importante dos preparativos da viagem que merece todo o nosso cuidado e atenção.

Você já está com seus documentos prontos, já comprou roupitchas para o inverno, já fez as malas...eis que se dá conta de que falta um item de fundamental importância: dinheiro!

Escrevo este post para que lhe sirva como uma luz!

Existem diversas formas de se levar dinheiro a um outro país, umas mais seguras, outras nem tanto. Algumas apresentam facilidades, outras podem trazer certo nível de complicação...

Vamos estudar cada uma delas.

Cartão de Crédito Internacional (recomendado).


Vantagem:

O plástico é uma das formas mais seguras de transporte de valores. Não molha, não rasga, não atrai fungos. Você efetua suas compras no exterior normalmente e paga na data de vencimento da sua fatura.

Desvantagem:

Você nunca sabe ao certo quanto pagará, pois pode haver variação de cotação da moeda entre o dia da sua compra e o dia do pagamento da fatura. Pode desmagnetizar.

Travellers Checks (não recomendo).



Vantagem:

Você já compra na moeda escolhida (em nosso caso em Euro) e não fica refém das turbulências das moedas;
Você pode comprar Travellers em diversos bancos no Brasil, embora alguns só vendem para correntistas.

Desvantagem:

Encontrar, no exterior, locais em que você possa trocar seus travellers. Geralmente troca-se nas lojas da AMEX - American Express, que existem nas grandes capitais e cidades. O problema é achar uma loja dessas lá no pequeno comune em escolhemos fazer o processo, por ser pequeno...


Cartão de Débito (recomendado).


Vantagens:

Suas compras são debitadas automaticamente da sua conta corrente.

OBS:Este cartão deve ser internacional e estar desbloqueado para uso no exterior. Converse com o gerente no seu banco e peça para ele desbloquear este cartão MESMO QUE ELE JÁ ESTEJA DESBLOQUEADO PARA USO NO BRASIL.

Desvantagem:

Existem relatos de pessoas que não conseguiram pagar suas contas no exterior com cartões de débito emitidos pelo Banco do Brasil. Serve o alerta.


Papel Moeda (Perigoso. Mas recomendo).





Vantagem: Aceitação total em qualquer cidade da Itália e União Européia. Aceitação em máquinas de refrigerantes, cafés, baguettes etc. Uso irrestrito. Burocracia Zero.

Desvantagem: Não reembolsável. Molha, rasga, queima, cria fungos, etc

Visa Travel Money (altamente recomendado).


É um cartão de débito pré-pago que você "carrega" antes de viajar e faz suas compras em qualquer estabelecimento onte tenha a bandeira Visa Electron ou Visa Plus.


Existem diversas agências conveniadas com a Visa para a emissão. Eis um exemplo: www.turistar.com.br.

Ao pedir o cartão é necessário informar seus dados, RG e CPF e fazer uma primeira recarga no valor de $200 (dólares/euros). A grande vantagem é que você pode utilizar em qualquer lugar do mundo e em qualquer moeda, pois é feita a conversão para a moeda local.

Este cartão é muito útil em situações imprevisíveis. Basta você ir em qualquer ATM (caixas automáticos) que na Europa tem em cada esquina (de tacabarias a postos de gasolina) e sacar em cash do seu cartão.

OBS: Para cada saque você paga $2,50 (dólares) independente do valor sacado. Então programe-se e, caso necessite sacar dinheiro, faça numa quantia que valha a pena.


Dicas:

NÃO LEVE DÓLAR!!!

Por incrível que pareça, tem gente que vai pra europa e levar dólar! Dólar Americano só é aceito nos estados unidos. Se você levar vai acabar tendo de trocá-los lá, perdendo um absurdo na cotação, por duas vezes: na compra aqui no brasil e na venda na itália. Não compre dólar!


Porta-euro: objeto indispensável para aumentar sua segurança. Fica por dentro da roupa com uma cinta que você passa em volta da cintura e tem um bolso feito de material sintético.

Alí vc coloca seu dinheiro, passaporte e tudo mais que for importante. Lembrando que na Itália a modalidade preferida de crime é o furto. Por isso pro cara tentar furtar seu dinheiro ou passaporte vai ter que te deixar pelado...

Outra coisa importante: na Europa existe um grande mercado de venda de passaporte. E por incrível que pareça também roubam e compram passaporte brasileiro. Não dêem mole. Comprem esse "porta-euro" aí e andem com ele.

Abraços!

Nenhum comentário: