segunda-feira, 12 de abril de 2010

Mortos em acidente de trem na Itália são nove, anuncia governador.


Em Bolzano

São nove as vítimas fatais do acidente de trem ocorrido nesta manhã na região italiana de Trentino-Alto Ádige, no norte do país, segundo anunciou o presidente (governador) da província de Bolzano, Luis Durnwalder.Em uma coletiva de imprensa, Durnwalder explicou que "houve um erro na contagem", já que antes as autoridades falavam em 11 vítimas.

"São nove os corpos encontrados, enquanto os feridos são 28, sendo que sete deles estão em condições graves de saúde", informou o presidente.Às 9h05 locais (4h05 no horário de Brasília), um trem com 39 pessoas a bordo descarrilou em um trecho entre as cidades de Laces e de Castelbello-Ciardes, na província de Bolzano. A linha é considerada uma das mais modernas da Itália e funciona desde 2005.

A polícia e a Defesa Civil acreditam que o acidente tenha sido causado por um desmoronamento de terra, que foi provocado possivelmente pela ruptura de um sistema de irrigação. A hipótese é que a ruptura tenha encharcado o terreno, deixando o caminho instável.

De acordo com Durnwalder, o desmoronamento ocorreu às 9h01 locais e o alarme do trem soou às 9h03. Cinco minutos depois, os socorros chegaram ao local. As operações, no entanto, foram dificuldades pela quantidade de terra que invadiu os vagões.As atividades de socorro, que envolveram cerca de 150 agentes, foram encerradas às 12h locais (7h no horário de Brasília). Os feridos estão sendo atendidos em hospitais das proximidades.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Castelbello, Lorenzo Tappeiner, recordou que em 2006 a Defesa Civil realizou uma inspeção na região do acidente, enquanto o assessor de Mobilidade de Bolzano, Thomas Widmann, ressaltou que no ano passado houve um monitoramento dos trilhos.

ANSA

Nenhum comentário: