segunda-feira, 24 de março de 2008

Meu Roteiro de Obtençao do Reconhecimento da Cidadania Italiana.


Ciao, queridos (as)!

Procurarei registrar aqui os principais passos por que tive que passar até, finalmente, obter o reconhecimento da minha cidadania italiana!

Duvidas favor escreverem para: cidadanianaitalia@hotmail.com

ETAPA 1 - Brasil

2004 -

Neste ano, começo a trabalhar e a economizar dinheiro para o custeio do processo.

Começo a pesquisar mais sobre o tema Cidadania Italiana e tomo a decisao de que desejo obter o reconhecimento da mesma.

2005 -

Solicito toda a documentaçao sobre o antenato (meu bisavo) a minha familia. Ja ligo para o cartorio da cidade onde ele se casou e morreu e obtenho as segundas vias originais das respectivas certidoes.

Ao analisar o Salvo Conduto do meu bisavo, leio o nome do seu comune di nascita: "julia nava". Apos horas de pesquisa no google e demais buscadores, descubro que o nome da cidade é, na verdade, Giulianova.

Pesquisando mais a fundo descubro, também, que o seu sobrenome BELAFANDI, é, na verdade, BARLAFANTE.

De posse dessas informaçoes, contrato dois genealogistas.

Em 2 semanas recebo a certidao em casa (2, uma de cada pesquisador). Era aquele mesmo o comune...

Ingenuo que fui, acabei pagando mais do que deveria...aqui deixo a dica a voces: Pesquisem muito! E soh paguem a quem tiver referencia!

- Depois de receber a certidao de nascimento, solicito ao Ministério da Justiça em Brasilia, a CNN - Certidao Negativa de Naturalizaçao (duas vezes, pois achei que tinha errado na primeira solicitaçao).

Chegou em menos de 3 meses.

- Depois de muuuuuuito pesquisar e pechinchar, encontro uma excepcional profissional que cuidou da retificaçao judicial dos meus documentos.

A retificaçao ficou pronta em menos de 3 meses.

2006 -

Quase um ano depois (por falta de condiçoes financeiras) é que enviei os mandados aos cartorios e recebi as certidoes retificadas.

- Paguei a tradutora.

A traduçao ficou pronta em uma semana.

- Dei entrada na legalizaçao dos documentos no consulado (na época, nao existia agendamento).

A legalizaçao saiu em dois meses.

2007 -

ETAPA 2 - ITALIA

- Em dezembro, embarco para a Italia, no dia 02.

Vindo com voo escala: Guarulhos-Paris-Venezia, nao conseguimos fazer a Declaraçao de Presença em nenhuma das 3 questuras da regiao.

Fomos obrigados a posar em um hotel, que forneceu-nos uma carta. Esta carta foi aceita pelo Comune tendo a validade da Declaraçao de Presença (a explicaçao sobre isso ja foi dada anteriormente, reler o topico: http://minhaitalia.blogspot.com/2007/12/declaracao-de-presenca-que-dor-de.html).

- 06 de Dezembro: Demos entrada com a Documentaçao no Comune.

-15 de Dezembro: passou o Vigile.

2008 -

- 10 de Janeiro (26 dias!!!!!! Cazzo!!!): Confirmada a Residencia.

- 25 de Janeiro: Pedida a Non Rinuncia.

- 08 de Fevereiro: Recebida a Non Rinuncia!

- 19 de Março (depois de 41 dias!!!!): obtenho o reconhecimento da minha cidadania italiana!!! =.)

Fiz na hora a minha Carta D'Identità Italiana e fui direto a Questura dar entrada no passaporte, o qual verificarei se ja esta pronto nesta semana.

Pontos a observar em meu processo:

A DEMORA!!

Tenho um amigo que chegou na Italia a 35 dias e assinou a Cidadania no mesmo dia que eu...

Por que?

Comune menos atarefado....

O que poderia ter sido mais rapido em meu processo???

Primeiro: Em uma semana a residencia deveria ter aparecido no computador. Levou 4!

Segundo: Do dia que chegou a non rinuncia até o dia que assinei, 41 dias! O normal é assinar em uma semana depois, no maximo!

Foi uma via crucis para conseguir agendar um dia para assinar a cidadania no Comune...

Logo, o processo poderia ter saido nao em 109 dias, mas em 56! Ou seja, em menos de 2 meses...

Se por um lado fiquei frustrado, por outro, me lembro quando a Biblia diz que "O Senhor escreve certo por linhas tortas"...

O que aconteceu de bom em minha vida neste tempo que fiquei "empatado" ???

A) Conheci muito o norte da Italia: Rodei muiiiiito dentro das provincias de Vicenza, Verona, Padova, Venezia, Treviso, Rovigo, Brescia, Milano, Novara, Varese etc etc etc

B) Por ter de me comunicar muito para encontrar as paroquias e comuni, aprimorei muito o meu italiano;

C) Fiz grandes amizades e conheci pessoas que nao conheceria se o processo tivesse saido em menos tempo, uma delas foi a 3 semanas e é essa pessoa quem me ajudara muito no meu proximo projeto de vida, ainda a ser anunciado a voces...

Concluo, portanto, que é fato veridico que "existem caminhos que ao homem parecem certos, mas o seu fim conduzem a morte" e creio que Deus tem um plano preparado para mim e que esse tempo "a mais" faz-se mister para que eu e minha familia sejamos conduzidos pelo caminho escolhido pelo Senhor para as nossas vida.

Inclusive, ja vejo pessoas ao meu redor que me solicitam ajuda e sinto que poderei ajudar muitas delas.

Deus é fiel!

Creia no Senhor e ele honrara o seu processo como honrou o meu!

Nenhum comentário: