O secretário geral do Ministério do Exterior, Giampiero Massolo, em entrevista ao jornal italiano Il Sole 24 Ore, afirmou que estará pronta, até meados de 2009, a reestruturação do atual modelo organizacional e dos métodos de trabalho das certificações e anagrafes, a fim de otimizar e diminuir o tempo dos processos, favorecendo os italianos no exterior. Segundo ele, o Ministério atuará como gestor, integrando, através da Internet, na forma de um network, os 360 escritórios em todo o mundo – embaixadas, representações permanentes, consulados, institutos de cultura e escritórios de cooperação ao desenvolvimento.
- Um elemento central desta estratégia é o investimento na inovação tecnológica, que teve um crescimento de 32% no último biênio – salienta. A Farnesina – continua – há muitos anos vem ocupando a vanguarda neste setor, conforme pode ser observado no número de acessos do site do Ministério, 450 mil mensais, além do uso intensivo de programas web, da utilização da assinatura digital, do VOIP e dos sistemas de vídeo-conferência.
Ele explica que foram criados dois novos projetos.
O primeiro é o “Consulado digital”, que será lançado no Fórum da Administração Pública, de 12 a 15 maio, em Roma, e deverá estar operando até a metade de 2009. O novo sistema possibilitará, por meio de uma plataforma informática, a gestão integrada dos dados e das funções consulares (S.I.F.C.), disponibilizando os serviços na forma on-line – como, por exemplo, a carta de identidade eletrônica, a inscrição na anagrafe dos italianos no exterior, o agendamento de contatos com funcionários do Consulado e o acompanhamento de processos e pedidos de informações.
O segundo projeto prevê a gestão, em formato eletrônico, do volume de comunicações trocadas, diariamente, entre o Ministério e os entes integrados. O objetivo é, com o tempo, eliminar totalmente o consumo do papel, aplicando novas técnicas de arquivos digitais, com pesquisas automáticas de conteúdos e a criação de fascículos digitais.
- A Farnesina – conclui Massolo – se prepara para um novo salto de qualidade em benefício do cidadão e da competitividade do nosso Sistema Paese no mundo, apostando na colaboração com o Departamento de Inovações e Tecnologias (DIT) da presidência do Conselho e com o Centro Nacional para Informática na Administração Pública (CNIPA).
Oriundi
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