domingo, 13 de abril de 2008

NOVO GOVERNO TERÁ AO MENOS 4 BILHÕES DE EUROS COMO RECURSO EXTRA

13/04/2008

O novo governo italiano, que será conhecido após as eleições de 13 e 14 de abril, poderá ter à disposição recursos para uso imediato, segundo a última declaração da Receita italiana.

A quantia extra do primeiro semestre de 2008 pode ser, segundo declarações finais da campanha eleitoral de Walter Veltroni, de cerca de 4 bilhões de euros, mas se for mantido o crescimento de 2007 e dos primeiros meses de 2008, pode chegar a até 11 bilhões de euros.

Para saber a quantia exata, era preciso esperar a saída do Relatório Unificado sobre Economia e Finanças Públicas, mas em meados de março o ministro da Economia, Tommaso Padoa-Schioppa, tinha contido as expectativas, marcando a divulgação do relatório para junho. "O surgimento de recursos adicionais é um fato possível, mas poderá ser confirmado somente nos próximos meses", disse o ministro.

Ainda que não tenha comentado valores precisos, o vice-ministro da Economia, Vincenzo Visco, por ocasião da divulgação dos últimos dados econômicos de março, mostrou-se otimista: "Também 2008 poderá terminar com o registro de uma possível renda extra", disse o vice-ministro, lembrando que este ano entrarão em vigor algumas normas que interessam em particular as empresas que poderão dar um último golpe de aceleração na luta contra a evasão.

Fala-se inclusive da reavaliação do salário mínimo e da esterilização fiscal das tarifas, sobretudo aquelas ligadas ao consumo de luz e gás. Para Veltroni, o dinheiro extra deve ser empregado no aumento de salários. Já Berlusconi não acredita muito na existência de uma cifra extra de 4 bilhões, mas empregaria o valor para abolir o imposto sobre automóveis.

Fonte: ANSA

Nenhum comentário: