terça-feira, 14 de abril de 2009

TAIWAN PARTICIPARÁ DA RECONSTRUÇÃO DE L'AQUILA.

13/04/2009.

O embaixador de Taiwan em Roma, Joung-Tsou Hyh, anunciou que o país vai "adotar" um edifício público ou monumento destruído em consequência do terremoto que devastou a região de Abruzzo, no centro da Itália, na madrugada da última segunda-feira, 6.

A edificação será "adotada" pelo governo taiwanês até a sua completa restauração ou reconstrução, como sugeriu na última quinta-feira o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, aos países que quisessem contribuir para minimizar os danos ocorridos na região.

Ao propor às nações a "adoção" de edifícios ou monumentos danificados, Berlusconi explicou que seria feita uma lista dos vários bens, "e cada um poderá intervir de acordo com a sua disponibilidade de gastos".

O embaixador de Taiwan enviou ao seu país um detalhado relatório sobre o estado das regiões afetadas pelos tremores e sobre os danos à cidade de L'Aquila e municípios vizinhos.

Segundo fonte da embaixada, ele mencionou no relato as intervenções da Defesa que definiu como "de grande qualidade e eficiência" e sobre as condições da população sem-teto que visitou pessoalmente nas tendas montadas para acolher os desabrigados.

"Estamos aguardando para conhecer os detalhes das estruturas danificadas, para depois decidirmos junto aos representantes institucionais nacionais e locais quais são as que necessitam voltar a funcionar mais rápido".

O governo taiwanês também anunciou o envio a Abruzzo de uma equipe de técnicos especializados em projetar edifícios anti-sísmicos, que serão colocados à disposição da Itália para a reconstrução da região.

Taiwan foi devastado em 1999 por um terremoto de grande intensidade que provocou mais de duas mil mortes e fez com que o patrimônio do país fosse reconstruído segundo as mais inovadoras técnicas anti-sísmicas.

Também circula entre a população taiwanesa residente na Itália um abaixo-assinado com o objetivo de recolher fundos para as primeiras necessidades.

ANSA

Nenhum comentário: