sexta-feira, 17 de abril de 2009

CONSELHO DA EUROPA NÃO VÊ AVANÇOS EM LUTA CONTRA RACISMO.


16/04/2009

O comissário para os direitos humanos do Conselho da Europa, Thomas Hammarberg, afirmou nesta quinta-feira, 16, que a Itália não avançou em sua luta contra o racismo, principalmente em relação à igualdade de direitos às populações.

Em um informe apresentado hoje em Estrasburgo, o Conselho da Europa -- organização de países europeus de defesa dos direitos do homem -- afirma que a Itália "deu passos insuficientes em matéria de luta contra o racismo", em particular no respeito da "igualdade de direitos às populações de ciganos".

Hammarberg destacou vários aspectos que demonstram que a política do governo italiano não cumpre com as expectativas da União Europeia (UE).

Em resposta, o governo italiano afirmou já ter tomado medidas para resolver estes problemas, com a cooperação do Escritório Nacional contra a Discriminação Racial, que "tem como objetivo a investigação de atos ou expressões de caráter racista".

Como exemplo de que acompanha casos registrados no país, a Itália informou a investigação de um recente ato político da Liga Norte, quando foram pronunciadas supostas frases discriminatórias.

ANSA

Nenhum comentário: