terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PARTIDO VERDE ITALIANO DIZ QUE DESTINO DE VENEZA ESTÁ VÍNCULADO A CÚPULA DE COPENHAGUE.

07/12/2009

O líder do Partido Verde na região italiana do Vêneto, Gianfranco Bettin, afirmou hoje que o destino de Veneza está relacionada aos resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15), iniciada hoje em Copenhague.

O motivo do vínculo é o fato de Veneza ser um dos locais mais ameaçados em vista das consequências do aquecimento global. A conclusão é de um estudo, citado por Bettin, que investiga os riscos das mudanças climáticas sobre as regiões costeiras.

"Em poucas décadas o aumento médio dos níveis do mar poderia fazê-la [Veneza] submergir", explicou Bettin ao comentar um dos possíveis cenários futuros.

A solução seria introduzir a cidade no centro das políticas internacionais contra as mudanças climáticas, causadas pelo acúmulo de emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis.

"E, ao mesmo tempo, transformar Veneza em uma capital mundial da sustentabilidade, fazendo-nos assumir, assim como seus habitantes e instituições locais, o compromisso de abrir esta nova estrada que é também o caminho de uma nova economia, de uma nova ideia de cidade", acrescentou Bettin.

"No século de seu maior risco, Veneza pode transformar este desafio em um recurso surpreendente e inovador, a chave de uma nova segurança e riqueza", completou o membro do Partido Verde.

Fonte: ANSA

Nenhum comentário: