terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ITÁLIA PEDE QUE ACORDO SOBRE CLIMA SEJA 'IMPOSTO' A TODOS.

07/12/2009

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, ressaltou hoje a necessidade dos países participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15) chegarem a um acordo que seja "imposto" a todos, para garantir a redução dos gases causadores do efeito estufa.

"Queremos um acordo político imposto a todos. Não podemos tê-lo [em vigor, ndr.] somente para alguns, talvez Europa e Estados Unidos, e para outros, não", destacou o chanceler.

"Acredito que estamos todos no mesmo barco. É óbvio que devemos fazer com que o acordo seja ambicioso, determinante e global", pontuou Frattini.

De acordo com o ministro, o governo italiano é favorável ao aumento da meta europeia, cujo objetivo é reduzir em ao menos 20% as emissões de gases poluentes até 2020.

"Se houver um acordo global, pode ser de ao menos 30%", disse o ministro das Relações Exteriores da Itália.

A COP 15 foi iniciada hoje na cidade dinamarquesa de Copenhague. Até o dia 18, representantes de mais de 190 países discutirão as causas, consequências e meios de frear a mudança climática.

Entre os participantes, destacam-se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e uma delegação do Vaticano.

Fonte: ANSA

Nenhum comentário: