terça-feira, 8 de setembro de 2009

Acordo com França transformaria o País na maior potência militar da região.

08 de setembro de 2009.

Segundo matéria do jornal El País, o acordo militar entre a França e o Brasil pode consolidar o País como a primeira e "indiscutível" potência militar do subcontinente. O ambicioso acordo de cooperação foi fechado em meio à celebração da Independência brasileira com direto a milhares de convidados e desfiles militares, afirma a publicação.

Segundo o jornal, a França consegue abertura militar na região, diferente do que ocorre com os EUA que só encontram obstáculos para se estabelecer na Colômbia.

O jornal cita as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a defesa das reservas de petróleo do pré-sal na costa do País. "Sempre devemos ter presente que o petróleo tem sido a causa de muitas guerras. Nós não queremos guerra nem conflito", disse Lula em trecho do discurso publicado pelo periódico.

A cooperação franco-brasileira, segundo o El País, mostra os esforços de Lula para modernizar as Forças Armadas, para que em 2020, o Brasil possa contar com a maior força naval da América Latina, equipada com submarinos, navios de pequeno porte, mísseis de longo alcance, torpedos, aviões, helicópteros. Tudo com tecnologia de ponta, afirma o jornal espanhol.

Redação Terra

Nenhum comentário: