domingo, 7 de setembro de 2008

ALITALIA OBTÉM LICENÇA PROVISÓRIA PARA CONTINUAR VOANDO


06/09/2008

A Entidade Nacional para a Aviação Civil italiana (Enac) concedeu uma permissão provisória de seis meses à companhia aérea Alitalia, para que possa continuar realizando vôos, informou o presidente da companhia. A permissão provisória é válida a partir de setembro, afirmou Vito Riggio, presidente da Enac, garantindo que as condições de segurança e confiabilidade da companhia aérea em suas operações serão mantidas.

Riggio explicou que a permissão provisória, que pode ser renovada por mais seis meses, foi concedida à companhia aérea em base ao decreto aprovado pelo governo na semana passada e às disposições da regulamentação européia sobre o tema. O presidente da Enac acrescentou que a nova Companhia Aérea Itália (Cai), empresa formada por 16 empresários que ficará a cargo da parte rentável da Alitalia, "terá que solicitar uma nova permissão ordinária" para poder realizar atividades de vôo.

A nova situação implicará também em um aumento da atenção da Enac sobre a empresa. Riggio frisou que a permissão "garante o nível de plena confiabilidade à companhia". "A Alitalia segue mantendo seus próprios compromissos exatamente como antes. É importante que não interrompam o serviço", disse o comissário extraordinário para a gestão da Alitalia, Augusto Fantozzi.

O comissário extraordinário informou que o Tribunal de Roma aceitou o pedido de insolvência apresentado pela companhia aérea italiana. A Alitalia foi colocada sob administração extraordinária para evitar a bancarrota e abrir caminho para a criação de uma nova companhia.

A nova Alitalia privatizada será de propriedade majoritária da Cai, cujos acionistas esperam investir mais de um bilhão de euros para reequipá-la. Os ativos da companhia Air One, a segunda maior da Itália, serão integrados a essa nova companhia.

As dívidas e as atividades improdutivas passarão a cargo de uma segunda empresa, que será colocada em bancarrota. Fantozzi também informou que a decisão sobre a entrada de um sócio internacional na Alitalia será tomada até o final de setembro. A parceria Air France-KLM disse estar disposta a adquirir uma participação minoritária. Também manifestaram interesse as companhias Lufthansa e British Airways.

O jornal de economia francês La Tribune escreveu ontem (05) que a Air France-KLM recebeu uma proposta da cúpula do Banco Intesa-San Paolo para uma participação estimada entre 10 e 20% da Alitalia e a possibilidade de se tornar uma acionista majoritária da companhia em cinco anos.

Um porta-voz da instituição financeira, no entanto, desmentiu a informação afirmando que "carece de qualquer fundamento". A aliança franco-holandesa se negou a confirmar ou desmentir as informações, reiterando que a parceria proposta "pode chegar a uma participação minoritária. O resto é especulação".

A Air France-KLM tem atualmente uma participação de 2% na Alitalia e declarou em 28 de agosto estar "disposta a ter uma participação minoritária no capital" da nova companhia, "ao lado dos investidores reunidos pelo Banco Intesa-San Paolo", sem especificar, no entanto, o nível de participação que pretende ter na nova companhia italiana.

ANSA

Nenhum comentário: