quinta-feira, 30 de outubro de 2008

PROTESTO CONTRA REFORMA ESCOLAR REÚNE UM MILHÃO DE PESSOAS NA ITÁLIA.




Mais de um milhão de pessoas protestaram nesta quinta-feira (30/10) no centro de Roma contra a reforma do sistema escolar aprovada ontem pelo Senado italiano.

O protesto foi iniciado esta manhã, por crianças, pais e professores do ensino fundamental, que lideraram uma passeata acompanhados por representantes dos sindicatos.

O número de manifestantes foi apresentado pelos sindicatos ligados às escolas, que organizaram a manifestação.

Os organizadores afirmam que 90% das escolas do país aderiram à greve geral convocada para protestar contra a reforma. Em toda a capital italiana estão sendo realizadas manifestações espontâneas, que envolvem também estudantes universitários.

"O governo deveria ter vontade de ouvir os protestos", disse o líder do Partido Democrático (PD), Walter Veltroni, um dos principais opositores do governo Berlusconi.

A ex-ministra das Políticas para a Família, Rosy Bindi, também do PD, afirmou que "os manifestantes não são uma base eleitoral, pois entre eles há também muitas pessoas de centro-direta".

Foi registrado um grande fluxo de automóveis nas estradas que levam à capital, em conseqüência do inesperado número de pessoas, provenientes de outras cidades, que decidiram participar das manifestações.

Manifestações análogas, nas quais participam estudantes, familiares, professores, funcionários das escolas, sindicalistas e políticos, ocorrem em toda a Itália.

ANSA

BERLUSCONI PRETENDE ENDURECER PENAS AO VANDALISMO.





Durante uma conferência para empresários italianos, ele disse que os ministros do país irão examinar e tentar aprovar a lei que prevê até dois anos de prisão para autores de atos de vandalismo.

O governo também pretende aprovar multas de até 5 mil euros e obrigar os responsáveis pelos crimes a bancar o reparo de bens públicos danificados ou a limpeza das paredes pichadas ou grafitadas.

No caso dos pichadores e grafiteiros, as multas devem variar de 500 a 5 mil euros, dependendo do valor histórico ou artístico dos edifícios rabiscados.

O artigo 639 do Código Penal italiano estipula sanções para esses casos, mas as punições são consideradas "demais leves" para um fenômeno que, a cada ano, custa 5 milhões de euros aos cofres do Estado.

Agência EFE

SENADO DA ITÁLIA APROVA REFORMA DE ENSINO REJEITADA POR ALUNOS E PROFESSORES






O Senado da Itália aprovou nesta quarta-feira (29) o decreto-lei apoiado pela ministra da Educação italiana, Mariastella Gelmini, e que tinha sido amplamente rejeitado por estudantes e professores por causa de medidas com a reintrodução da nota de comportamento e o corte do orçamento e de funcionários do ensino público.


Com 162 votos a favor, 134 contra e três abstenções, o Senado deu o sim definitivo à medida - já aprovada na câmara baixa - após várias sessões de uma disputa acirrada entre representantes do governo e da oposição.

Além disso, milhares de estudantes se concentraram nos últimos dias em frente ao Senado e na Piazza Navona para expressarem sua rejeição às reformas introduzidas pelo Governo, e até agora não têm a intenção de abandonar o protesto apesar da aprovação definitiva do decreto-lei. O ato terminou em confronto .

O trâmite parlamentar não alterou nenhum ponto da norma, que prevê, entre outras medidas, a necessidade de aprovação em comportamento para superar uma disciplina, redução de 87 mil empregos no ensino nos próximos três anos e a introdução de professor único no ensino primário, exceto em informática, inglês e religião.

Outro dos motivos da falta de acordo com os estudantes e também com os pais dos alunos é o fechamento de muitas escolas que estão em lugares isolados, assim como o aumento de estudantes por turma e a redução da carga horária letiva (das 40 horas semanais para apenas 24).

Além disso, os alunos e os professores protestam perante o previsto corte de 8 bilhões de euros no orçamento para o ensino superior.

Os protestos contra estas mudanças educacionais acontecem em toda a Itália há algumas semanas, seja em forma de manifestações, greve, ocupação temporária de salas de aula e até de instalações públicas, como estações de trem, e aulas nas ruas ou locais emblemáticos, como o Coliseu.

A oposição à norma, já transformada em lei, continuará com a greve geral de ensino convocada para amanhã, para a qual foram convocados estudantes, professores e pessoal não docente.

Além disso, parlamentares de partidos da oposição se dirigiram aos estudantes reunidos e em frente ao Senado para darem seu apoio a eles no protesto, e no caso do Itália dos Valores (IdV), se mostraram favoráveis à convocação de um plebiscito sobre a norma.

Gelmini disse que as medidas aprovadas contam com o sinal verde da maioria dos italianos, já que se volta à "escola da seriedade e do mérito", e anunciou que divulgará na próxima semana suas medidas sobre o ensino superior.

globo.com

terça-feira, 28 de outubro de 2008

FERRARI AMEAÇA SAIR DA FÓRMULA 1 CASO HAJA PADRONIZAÇÃO DE MOTORES EM 2010.



A Ferrari vai rever sua participação na Fórmula 1, caso os planos de introduzir um motor padrão para todos os carros a partir de 2010 avançarem, informou a equipe italiana nesta segunda-feira.


A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) disse neste mês que pretende padronizar os motores em todas as equipes, para reduzir custos.

Caso a proposta seja aceita, "o Conselho de Administração reserva a possibilidade de avaliar, junto com seus sócios, a opção de continuar com sua presença nesta modalidade" disse a Ferrari em um comunicado de imprensa.

"O Conselho, apesar de confirmar sua aposta por uma substancial e necessária redução de custos, expressa sua grande preocupação com os projetos de equalização e padronização dos motores para o Mundial", diz ainda a nota.

POLÍCIA ITALIANA INTERCEPTA NAVIOS COM 400 IMIGRANTES CLANDESTINOS.

27/10/2008

Cerca de 400 imigrantes clandestinos chegaram nesta segunda-feira (27/10), a bordo de dois barcos, na ilha italiana de Lampedusa, ao sul da Sicília.

O primeiro barco, com cerca de 260 pessoas a bordo, entre eles quatro mulheres e quatro crianças, foi interceptado por uma embarcação da marinha militar italiana, 50 quilômetros ao sul da ilha.

O segundo barco, com 132 imigrantes, dentre eles 18 mulheres e duas crianças, foi socorrido algumas horas depois pela mesma embarcação da marinha e foi escoltado para a ilha.

Os imigrantes clandestinos foram transferidos para o centro de primeira assistência da ilha.

Os desembarques de imigrantes clandestinos vindos do norte da África aumentaram na Itália este ano, em relação ao ano passado. Até outubro, haviam sido registrados pelo Ministério do Interior 10 mil imigrantes a mais do que o total contabilizado no ano anterior no mesmo período.

ANSA

MAIS DE MIL ATEUS E AGNÓSTICOS ITALIANOS PEDEM ANULAÇÃO DE BATISMO.

28/10/2008

Mais de mil pessoas pediram na Itália que sejam apagados seus nomes dos registros batismais de suas paróquias, informou nesta segunda-feira, 27, em comunicado a União de Ateus e Agnósticos italianos (Uaar).

Em um dia de manifestação convocado no sábado passado pela Uaar em toda a Itália, 1.032 apóstatas "reafirmaram seu direito de não serem considerados pelo Estado como súditos da Igreja Católica", de acordo com a agência de proteção de dados.

O secretário da Uaar, Raffaele Carcano, explicou que as adesões chegaram de toda a Itália e que em Bolonha e Milão superaram 100 pedidos de apostasia.

Ressaltou também que aderiram à iniciativa cidadãos de Cagliari, na Sardenha, cidade que teve a visita do papa há alguns meses.

O dia 25 de outubro marcou o 50º aniversário da polêmica sentença que absolveu o bispo de Prato de denegrir publicamente dois cidadãos pelo simples fato de eles terem se casado no civil.

A decisão do tribunal determinou que o casal era batizado e, portanto, súdito do bispo.

Agência EFE

domingo, 26 de outubro de 2008

OBRA-PRIMA DE RAFAEL É EXIBIDA APÓS 10 ANOS DE RESTAURAÇÃO.


Uma das maiores obras-primas do Renascimento italiano está retornando ao público depois de longos dez anos de estudo e restauração, que testaram tanto a paciência humana quanto a tecnologia de ponta.

O quadro Madona do Pintassilgo, de Rafael, é um sobrevivente. O óleo sobre tela de 107cm por 77cm, que mostra a Madona com duas crianças acariciando um pintassilgo, sobreviveu a tudo, desde o desabamento da casa que o abrigava, em 1547, até a devastação causada pelo passar do tempo e os erros de intervenções passadas.

O resultado da restauração é espantoso. As camadas de sujeira marrom acumuladas ao longo dos séculos desapareceram. As faces da Madona agora aparecem rosadas. Suas vestes são vermelhas e azuis profundas, e quase se consegue ouvir o cascatear de um riacho na paisagem toscana que forma o pano de fundo do quadro.

- Esse paciente nos provocou os maiores arrepios e muitas noites sem dormir - disse Marco Ciatti, diretor do departamento de pinturas do Opificio Delle Pietre Dure, de Florença, um dos mais prestigiosos laboratórios de restauração artística da Itália.

- Passamos dois anos inteiros estudando o quadro antes de tomar a decisão de seguir adiante, porque, devido aos danos sofridos no passado, claramente visíveis nos raios-X, a tentativa de restauração poderia dar errado.

Rafael, que viveu entre 1483 e 1520, pintou o quadro por volta de 1506, como presente de casamento para o comerciante de lã Lorenzo Nazi.

Conhecido na Itália como a Madonna del Cardellino, o quadro mostra a Virgem com duas crianças que simbolizam Cristo e João Batista. O pintassilgo é símbolo da futura paixão de Cristo, porque o pássaro se alimenta entre espinhos.

Quando a casa de Lorenzo Nasi desabou, em 1547, a obra se quebrou em 17 pedaços. Ridolfo di Ghirlandaio, um contemporâneo de Rafael, usou pregos para juntar os pedaços e tinta para ocultar as fraturas.

Mais tarde o quadro entrou para a coleção da poderosa família Médici, de Florença, que encomendou várias intervenções visando cobrir os traços das fissuras.

Nos últimos dez anos, Patrizia Riitano, de 52 anos, viveu, respirou, tocou e sonhou com Rafael.

- Sou apenas uma técnica - disse com humildade a restauradora chefe do projeto.

- Mas acho que provavelmente conheço essa pintura quase melhor que o próprio Rafael. Ele a olhava, é claro, mas eu venho olhando-a com microscópio por todos esses anos.

ANSA

REFORMA EDUCACIONAL NA ITÁLIA PREVÊ CORTE DE PROFESSORES E REDUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO.

26/10/2008

A polêmica proposta de reforma educacional defendida pela ministra da Educação italiana, Mariastella Gelmini, prevê um único professor por classe, a nota de comportamento e a adoção de um mesmo livro didático para cinco anos letivos.

O decreto da ministra, que foi apresentado no fim de agosto ao Conselho dos Ministros, já recebeu a aprovação da Câmara italiana e agora espera só o aval do Senado para entrar em vigor definitivamente.

O decreto também contempla grandes cortes no Fundo de Financiamento Ordinário das Universidades, além de uma grande redução no número de professores.

O decreto também estabelece que, a partir de 2009, cada instituição de ensino deverá arcar com os custos das aulas extracurriculares.

O projeto da ministra italiana retoma os boletins escolares para o ensino fundamental, adotando o sistema de avaliação de notas que variam de zero a dez, substituindo o sistema atual, que classifica o desempenho do aluno como suficiente, bom, muito bom ou ótimo.

Outra novidade no sistema de ensino será a introdução da aula de Constituição e educação cívica. Além disso, será adotada uma norma de garantia para professores com certo nível de especialização.

O governo pretende também gastar cerca de 20 milhões de euros para a conservação das instalações escolares.

ANSA

CHEFES MAFIOSOS SUBORNAM POLICIAL PARA COMER LAGOSTA NA PRISÃO.


26/10/2008

Quatro chefes da Camorra (máfia napolitana), detidos em uma prisão italiana, subornaram um agente penitenciário para que ele lhes trouxesse lagosta, caviar, mozarela de búfala, champanhe e outras iguarias para as suas celas.

Para conseguir degustar esses pratos, os mafiosos haviam prometido ao guarda uma compensação financeira e 1.500 euros por mês.

O plano deu errado porque o agente, ao invés de colaborar com os criminosos, dirigiu-se à Justiça para delatar o suborno.

Os quatro mafiosos estão presos em uma prisão e Trapani, na Sicília, no sul do país.

Os magistrados lançaram cinco ordens de custódia cautelar para os quatro detentos e para uma mulher, companheira de um deles, que havia contatado o agente.

A polícia prossegue com as investigações para estabelecer eventuais ligações correlatas envolvendo outros agentes que trabalharam na mesma prisão.

ANSA

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Bolsas europeias desabam em clima de pânico.


As Bolsas da Europa desabam nesta sexta-feira, em meio ao clima de pânico diante do risco de recessão mundial. A situação ficou ainda pior após mais anúncios ruins de indicadores econômicos, como o retrocesso do PIB da Grã-Bretanha de 0,5% no terceiro trimestre.

Após haver reduzido as perdas, e até chegado a positivo, nas últimas horas do pregão de ontem pelos impulsos do Dow Jones de Wall Street, a renda variável européia seguiu hoje na abertura a forte queda de Tóquio e de outros mercados asiáticos.

No meio do pregão, O DAX, de Frankfurt, liderava as quedas na Europa, com 9,2% e caía até seu menor valor em três anos. A bolsa de Londres caía 7,6%; Paris cedia 7,9%; e Madri perdia 8,9%.

Ao longo do pregão matinal, os mercados de valores intensificaram suas perdas após o conhecimento dos dados macroeconômicos negativos da zona do euro e depois que algumas empresas apresentaram maus resultados.

O índice de gerentes de compras do setor manufatureiro da zona do euro caiu em outubro até 41,3 pontos, o nível mais baixo desde sua criação em 1997 e contra 45 pontos do mês anterior, o que indica que a economia da região entra em recessão apesar dos pacotes de resgate aprovados por muitos Governos, considerou o economista-chefe de Commerzbank, Jörg Krämer.

O Commerzbank prevê que o Banco Central Europeu (BCE) cortará em breve mais as taxas de juros. A montadora de automóveis sueca Volvo reduziu seu lucro líquido em 36% no terceiro trimestre e a companhia petrolífera finlandesa Neste Oil caiu 18,2% durante os nove primeiros meses de 2008.Por sua vez, a fabricamte francesa Peugeot-Citroën anunciou um corte da produção para o quatro trimestre do ano.

A crise financeira internacional reduziu o consumo e contribuiu para aumentar os custos de muitas empresas. Na Europa, todos os setores empresariais caíam com força ao meio-dia.Os bancos cediam uma média de 10,7 %, seguidos das companhias automobilísticas com um retrocesso do 10,2%, das de petróleo e gás, com um 9,5%, e das de matérias- primas, com um 9,3%.

Ásia

Os mercados da Ásia também tiveram outro dia de pânico. Todas as bolsas regionais fecharam no território negativo pelo terceiro pregão consecutivo.

Desta vez, as influências principais foram o aumento das preocupações sobre a redução do crescimento global e os balanços do terceiro trimestre de grandes empresas, que vieram mais fracos do que a expectativa do mercado.

A queda nas ações da peso pesado HSBC e o anúncio de que o conglomerado Hutchison Whampoa vai reexaminar os planos de novos investimentos fizeram a Bolsa de Hong Kong fechar abaixo dos 13 mil pontos.

O índice Hang Seng perdeu 1.142,11 pontos, ou 8,3%, e terminou aos 12.618,38 pontos.Na China, as preocupações com o enfraquecimento da economia do país e as previsões pessimistas sobre os rendimentos das empresas provocaram vendas de ações no setor imobiliário e financeiro. Por conta disso, a Bolsa de Xangai fechou em baixa pelo quarto pregão seguido.

O índice Xangai Composto caiu 1,9% e encerrou aos 1.839,62 pontos. Já o Shenzhen Composto recuou 1,7% e terminou aos 505,82 pontos. Yuan - A alta nos preços do dólar futuro em relação ao yuan (NDF) revigorou as negociações de arbitragem nas operações de swap. Isso estimulou a demanda pela unidade norte-americana e levou a moeda chinesa a sofrer uma forte desvalorização.

Influenciada ainda pelo declínio nos mercados regionais, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em baixa pelo terceiro pregão consecutivo. O índice Taiwan Weighted caiu 3,2% e encerrou aos 4.579,62 pontos.

O fantasma da crise asiática de 1997/98 voltou a assombrar os investidores da Bolsa de Seul, na Coréia do Sul, e o índice Kospi desceu para menos de mil pontos pela primeira vez em mais de três anos. O índice desabou 10,6% e encerrou aos 938,75 pontos.

O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney, na Austrália, teve queda de 2,6% e fechou aos 3.869,4 pontos, depois de ter atingido no meio da sessão seu menor nível em quatro anos, aos 3.830 pontos.

AFP, EFE e Agência Estado

QUEDA DE HELICÓPTERO MILITAR ITALIANO DEIXA 8 MORTOS.


24/10/2008

Oito pessoas morreram depois que um helicóptero militar italiano se acidentou no nordeste da França, informou à Agência Efe a Prefeitura do departamento de Meuse e confirmou o Ministério da Defesa da Itália.

As equipes de resgate estão procurando o oitavo passageiro que estava no livro de rota do helicóptero, disse uma porta-voz do Governo.

O acidente ocorreu ontem (23) perto da localidade de L'Isle-en-Barrois, uma pequena localidade próxima a Bar-le-Duc.

No local do acidente, não havia núcleos habitados, disseram as fontes.

Por enquanto, não se sabem os motivos do acidente e as causas pelas quais o helicóptero militar italiano sobrevoava território francês.

Agência EFE

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Brasil-Itália: acordo cinematográfico.


O ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, assinará nesta quinta-feira (23) em Roma, na sede do Ministério italiano dos Bens Culturais, o acordo de co-produção cinematográfica Brasil-Itália, além de participar da abertura do Festival Focus Brasile, junto ao seu colega italiano Sandro Bondi.

O acordo traz duas novidades em relação ao anterior de 1970: em vez do clássico 70%-30%, foi determinada uma participação mínima de 20% para qualquer um dos países, ou seja, a contribuição dos co-produtores não pode ser inferior a 20% e nem superior a 80% do valor total da produção.

As obras realizadas com esta cobertura são consideradas como filmes nacionais em ambos os países.

A parceria cinematográfica entre Brasil e Itália foi reativada nos últimos anos com duas produções: "Estômago" (2007) do diretor brasileiro Marcos Jorge, vencedor do Raindance Festival no Reino Unido; e "Terra Vermelha" do diretor italiano Marco Bechis, que abriu na última semana a 32ª Mostra de Cinema de São Paulo.

A Itália também tem grande interesse em aprofundar o conhecimento sobre os chamados "Pontos de Cultura", prioritários do Programa Cultura Viva, que partem do pressuposto que todo cidadão não só tem o direito de usufruir da cultura como também de produzi-la.

No Brasil, estão sendo criados locais que permitem o acesso a equipamentos técnicos e informações sobre produção artística. Atualmente há 800 destes Pontos de Cultura espalhados pelo país.

ANSA

GOVERNO ITALIANO VAI FECHAR ACAMPAMENTOS IRREGULARES DE CIGANOS

23/10/2008

O ministro do Interior da Itália, Roberto Maroni, afirmou ontem (22) que todos os acampamentos irregulares de ciganos "serão esvaziados e fechados" e, no lugar, serão construídas verdadeiras "vilas, em regra com as normas de higiene sanitária".

Um levantamento realizado nas cidades de Roma, Milão e Nápoles sobre as condições dos acampamentos apontou que 124 dos 167 inspecionados estão irregulares. Para recuperá-los, serão definidos agora os projetos de intervenção, que prevêem melhoras nas condições sociais, sanitárias e no processo de escolaridade dos menores nômades.

"O objetivo é passar dos acampamentos simplesmente autorizados ou tolerados para uma estrutura, que será uma vila com saneamento básico, luz e sistema de coleta de lixo para receber todos aqueles que têm direito de permanecer", declarou Maroni.

Segundo o ministro, os outros locais serão fechados e não serão concedidas aberturas de novos acampamentos. "O plano é ambicioso, queremos colocar um fim nesta situação e criar um modelo que possa ser um exemplo em toda a Europa", revelou Maroni.

ANSA

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Berlusconi quer presença do Brasil em reunião do G8.

ROMA, 22/10/2008

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disse nesta terça-feira que é oficial a sua proposta de incluir a presença de países emergentes como Brasil, China, Índia e México na próxima reunião de cúpula do G8 -- o grupo dos países mais industrializados do mundo, mais a Rússia --, que acontece em 2009.

"Já é oficial. Falei por telefone com [o presidente dos Estados Unidos, George W.] Bush e outros colegas, e é definitiva a decisão de convocar para o G8 Índia, China, Egito, África do Sul, México e Brasil", explicou o premier em um discurso feito ontem em Nápoles, sul da Itália. Berlusconi também cogitou a inclusão da Austrália.

Para o chefe de Governo italiano, um G8 ampliado, apelidado por ele de "Super G", teria mais condições de estabelecer bons níveis de governança para a economia global.

"Até hoje, o G8 era representado por países que somam 50% da economia mundial, mas queremos chegar a 80%", disse ele. Dessa forma, prosseguiu, o "Super G" se tornaria a instituição à qual os países poderiam se dirigir ou recorrer para "assegurar a governança da economia mundial".

Berlusconi criticou ainda a ONU, o Banco Mundial e o FMI, instituições que para ele são demasiadamente burocráticas.

A Itália assumirá em janeiro a presidência de turno do G8, e há meses trabalha para ampliar o grupo com a inclusão de algumas economias emergentes.

ANSA

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Massa depende de milagre, crê mídia italiana.

21/10/2008

A vitória de Lewis Hamilton, somada à diminuição das chances de título de Felipe Massa, fez com que a imprensa italiana praticamente jogasse a toalha. Nesta segunda-feira (20), a maioria dos jornais do país-sede da Ferrari se mostrou pessimista quanto às chances do brasileiro reverter os sete pontos de vantagem do adversário da McLaren no GP do Brasil.

O "La Gazzetta dello Sport", maior diário esportivo da Bota, ressaltou que o título não depende só da Ferrari. "O sonho de Massa pelo Campeonato Mundial fica agora na esperança de erros da McLaren", publicou o jornal.

O "Corriere dello Sport seguiu a mesma linha. "A Ferrari deu um passo para trás em Xangai, e Massa tem todo o direito de se sentir infeliz. Agora, apenas um milagre pode lhe garanti o título."

Para o "Tuttosport", o resultado chinês — e o amplo domínio de Hamilton — justificaram a cara de poucos amigos do brasileiro. "Massa não é o tipo de piloto que vai escrever um capítulo inesquecível na F-1, mas ele é inteligente o suficiente para saber que essa era sua maior chance de realizar o sonho de ser campeão", afirmou a publicação.

O único jornal que se mostrou mais otimista foi o "La Repubblica". O diário ressaltou que, agora, cabe a Lewis confirmar a vantagem para conquistar o título, e que o inglês já viveu essa situação em 2007. "Hamilton e os fantasmas do passado", mancheteou o periódico, que disse que "só o piloto da McLaren pode perder o título".

IG

Parmalat deverá pagar US$ 364 milhões ao Citigroup.

MILÃO, 21/10/2008

As ações da Parmalat despencaram hoje na Bolsa de Milão, logo após a divulgação da sentença de um tribunal norte-americano que condenou o grupo agroalimentar a pagar US$ 364 milhões para o banco norte-americano Citigroup, acusado pelos italianos de ter contribuído para sua bancarrota em 2003.

Após uma suspensão por excesso de queda, realizada para impedir que as ações da empresa continuassem sendo negociadas, os títulos da Parmalat continuarem à venda, em queda de 1 no valor de 1,36 euros.


A Parmalat recorreu da sentença do tribunal de Nova Jersey, mas caso a decisão for confirmada, o banco norte-americano deve receber um valor equivalente a 1% das ações da empresa.

O gigante agroalimentar reiterou, em um comunicado divulgado na noite de segunda-feira, que o banco Citigroup "teve um papel importante em contribuir para o colapso financeiro do grupo".

A falência da Parmalat, declarada após a descoberta de um rombo na contabilidade de mais de 14 milhões de euros, foi um dos maiores escândalos financeiros italianos da última década.

EFE

Berlusconi promete lei severa contra lixo.


NÁPOLES, 21/10/2008


O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, declarou hoje durante seu discurso na Assembléia da União dos Industriais de Nápoles, que "é preciso uma lei com regras rígidas e severas, contra quem joga o lixo na rua, contra quem suja os muros de Nápoles e de todas as cidades italianas e contra que pensa que as ruas e as praças das nossas belas cidades sejam lugares onde se pode jogar qualquer coisa".

Berlusconi disse que uma lei com esse propósito já devia ter sido aprovada no último Conselho dos Ministros, que foi realizado em Nápoles, no dia 10 de outubro, mas não foi possível fazê-lo por causa da prioridade dada pelo governo à crise financeira internacional. Agora "é preciso colocar em movimento essa reforma", concluiu o chefe de Governo.

EFE

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

VATICANO DEFENDE SILÊNCIO DO PAPA SOBRE MÁFIA ITALIANA.


O Vaticano defendeu ontem (19/10) a decisão do papa Bento XVI de evitar uma condenação direta ao crime organizado durante uma viagem ao sul da Itália, reduto da máfia Camorra, uma das mais cruéis do país.O papa fez uma viagem de um dia à Pompéia para uma missa no santuário na moderna região da cidade, que foi soterrada pela erupção do Vesúvio em 1979.

Em seu discurso, Bento XVI não usou as expressões crime organizado ou Camorra. Ele fez apenas uma referência ao dizer que a oração é "uma arma espiritual na luta contra o mal e toda a forma de violência".

O porta-voz do Vaticano disse que o papa evitou intencionalmente falar a palavra Camorra. "A viagem tem uma dimensão estritamente espiritual e foi por respeito ao fato de que a maioria das pessoas da região são honestas e não membros do crime organizado", disse o porta-voz.

"O papa prefere sugerir a energia positiva por meio da qual a Camorra pode ser vencida", acrescentou. A Pompéia moderna faz parte de um grupo de cidades no interior de Nápoles e à sombra do Vesúvio, onde o grupo criminoso tem uma forte presença.

A Camorra, que lucra com a extorsão, tráfico de drogas e contrabando, foi recentemente tema do filme "Gomorra", baseado no livro de Roberto Saviano. Na semana passada, Saviano afirmou que iria deixar a Itália para tentar levar uma vida normal devido aos relatos de que o grupo iria matá-lo antes do Natal.

O autor, 29 anos, que trabalhou em empresas têxtil e de construção civil do grupo mafioso para reunir informações para o livro, vive escondido nos últimos dois anos devido às ameaças de morte. O livro vendeu mais de um milhão de cópias na Itália e foi traduzido em 42 línguas. O filme tem sido apontado como candidato ao Oscar.

Reuters

Avião da Alitalia teria se aproximado de ovni, diz documento.

Um avião comercial que se preparava para aterrissar no aeroporto londrino de Heathrow esteve perto de bater contra um objeto voador não identificado (ovni), segundo documentos do Ministério da Defesa britânico desclassificados nesta segunda-feira.

O capitão de um vôo da Alitalia se mostrou tão preocupado com a situação que chegou a gritar "cuidado" ao co-piloto, após observar em cima do avião um objeto de cor marrom que tinha a forma de um míssil, indicam os documentos.

Este misterioso incidente ocorreu no condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, em 21 de abril de 1991 e foi investigado pela Autoridade de Aviação Civil (CAA) e pelos militares.

O Ministério da Defesa decidiu fechar o caso como assunto não resolvido após chegar à conclusão de que não era nem um míssil, nem um globo meteorológico nem um foguete espacial.

Este "encontro" inexplicável permanecia secreto nos Arquivos Nacionais de Kew, ao sudoeste de Londres, e faz parte de outros casos semelhantes que não foram esclarecidos.

O avião da Alitalia, um McDonnell Douglas MD80, fazia a rota entre Milão (Itália) e Londres com 57 pessoas a bordo, quando o piloto Achille Zaghetti observou o objeto não identificado, que estava cerca de 300 metros acima de seu aparelho.

"Imediatamente, disse a meu co-piloto: cuidado, cuidado. E olhou e viu o que eu vi", relatou o piloto.

O documento desclassificado acrescenta que a emissora de televisão Southern TV emitiu o relato de um jovem de 14 anos que afirmou ter visto um objeto que tinha forma de míssil e estava a um nível muito baixo, e depois subiu e desapareceu no céu.

Ao mesmo tempo, uma investigação do Ministério da Defesa concluiu que o objeto não procedia do exército.

Assim, o ministério decidiu arquivar o assunto e indicou: "é nossa intenção tratar este avistamento como outro objeto voador não identificado e, portanto, não faremos mais investigações".

sábado, 18 de outubro de 2008

GREVE DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS GERA CAOS NA ITÁLIA.

18/10/2008

A Itália viveu nesta sexta-feira (17) um dia de caos devido à greve dos funcionários públicos convocada por vários sindicatos e às manifestações organizadas nas grandes cidades contra a política econômica e social do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Os sindicatos Cub, Cobas e Sdl convocaram uma greve de 24 horas nos setores de transporte, saúde e educação, em protesto pelas últimas decisões do Executivo e para pedir aumentos de salário e maior segurança no local de trabalho.

Aos inconvenientes causados pela paralisação dos transportes públicos, que praticamente parou as grandes cidades, somaram-se as manifestações convocadas pelos sindicatos.

Roma foi a cidade mais afetada, com uma manifestação na qual, segundo os organizadores, cerca de 300 mil estudantes protestaram contra a reforma educativa aprovada pelo Governo.

A manifestação, que transcorreu debaixo de chuva pelo centro de Roma, era introduzida por um cartaz que dizia: "Basta com a destruição do trabalho, dos salários, dos direitos, da escola e dos serviços públicos".

Esta resposta massiva "indica que existe vontade de denunciar todas as políticas econômicas" que estão sendo aprovadas por "este Governo, que salva os banqueiros, mas não faz nada pelos postos de trabalho precários e viola" os direitos dos trabalhadores, afirmou o secretário-geral do Cobas, Piero Bernocchi.

O protesto contra a reforma do sistema educacional, que prevê a eliminação de quase 100 mil postos de trabalho entre professores e profissionais não docentes, foi o grande protagonista do dia e as maiores críticas durante as marchas foram dirigidas à ministra de Educação italiana, Maria Stella Gelmini.

Os estudantes e professores criticam, entre outras coisas, a imposição da nota de comportamento como requisito de aprovação.

Outra das medidas que provocou rejeição é a que afetará o ensino para crianças de entre 6 e 11 anos, no qual os alunos voltarão a ter apenas um professor, além do de inglês, em vez do modelo atual, que conta com um professor para cada disciplina.

Nos protestos também participaram membros da esfera universitária, que denunciaram o corte de 8 bilhões de euros na despesa em educação nos próximos orçamentos do Estado.

Além disso, alguns setores da administração pública saíram às ruas, como os membros do Corpo de Bombeiros, que pediram "salários dignos e uma maior sensibilização perante os contratos precários".

Em Milão, a Polícia municipal qualificou a situação dos transportes públicos de "caótica", pois, segundo a empresa que administra o setor, às 10h30 (5h30 de Brasília) a adesão à greve era de 68%.

Segundo os sindicatos, a participação dos trabalhadores do setor do transporte em Turim, no norte do país, alcançou entre 70 e 80%, enquanto a empresa concessionária deste serviço afirma que foi de apenas 35%.

Veneza também viveu um dia de caos no qual os moradores e turistas tomaram táxis e gôndolas para poder ir de um lado a outro da cidade diante da greve das barcas.

Agência EFE

AZEITE BERTOLLI DE VOLTA AO BRASIL

16/10/2008

O azeite extravirgem da Bertolli, um dos mais conceituados azeites italianos, está de volta às prateleiras dos supermercados brasileiros.

Trazida pelas mãos da Avelar Entrerio Comércio Ltda., a Bertolli retorna ao mercado brasileiro para conquistar uma fatia deste mercado em crescimento. "Nos últimos anos, o mercado de azeite no Brasil desenvolveu-se bastante devido a diversos fatores, como o aumento do poder aquisitivo da população brasileira, o fortalecimento do Real perante as demais moedas, e o aumento da concorrência com novas marcas entrando no mercado" , disse Gilson Pereira Pinto, sócio da Avelar.

A Bertolli iniciou suas atividades em 1865, em Lucca na Toscana, com uma revenda de produtos alimentares, dentre os quais se destacava um azeite de ótima qualidade.

Cinco anos mais tarde é inaugurado o Banco e Cambio Bertolli, que financiava, na palavra, os habitantes da região que emigravam em busca de melhores tempos nos países além-mar. Estes emigrantes acabaram por estabelecer-se nas novas terras, sem no entanto abandonar a tradição da saudável Dieta Mediterrânea. E foi através deles que se abriram os caminhos internacionais para o azeite Bertolli.

"A qualidade do azeite e o reconhecimento que ele tem na Itália e no mundo, foram fatores determinantes para a escolha da Bertolli para realizar este projeto", disse José Carlos Freitas, sócio da Avelar, com o orgulho de ser o importador exclusivo para o Brasil.

Hoje, a Bertolli tem uma gama diversificada de produtos, criados para atender os paladares mais sofisticados, sem no entanto ter um custo alto. Todos às compras!

Portal Itália

HOMEM-BOMBA ATACA SOLDADOS ITALIANOS DA OTAN NO AFEGANISTÃO. SEIS FICAM FERIDOS

18/10/2008

Um homem-bomba realizou um ataque suicida neste sábado (18/10) contra um comboio das tropas italianas da Otan (Organização das Nações do Tratado Atlântico Norte) na província ocidental afegã de Herat, informou uma fonte policial.

O porta-voz da polícia afegã para a região oeste, Abdul Raouf Ahmadi, explicou que o ataque ocorreu na capital da província.

Segundo fontes do comando italiano no Afeganistão citadas pelos meios de comunicação na Itália, seis soldados ficaram levemente feridos.

O comboio fazia parte de uma coluna de veículos que realizava manobras nas cercanias do aeroporto de Herat.

A Itália participa com 2.400 militares da missão da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), liderada pela Otan.

No dia 5 e agosto, a Itália cedeu à França o comando da missão da Isaf na região.

O ataque suicida não deixou vítimas civis.

Agência EFE

PRESIDENTE DO SENADO ITALIANO DIZ QUE PAÍS NÃO É RACISTA.

17/10/2008

"O nosso país não é racista", declarou nesta sexta-feira (17/10) o presidente do Senado italiano, Renato Schifani, durante uma conferência em Palermo.

Em seu discurso, Schifani comentou o escândalo provocado no país com uma foto publicada na imprensa italiana no último dia 12 de agosto. A imagem mostrava uma prostituta nigeriana seminua estirada no chão de uma cela da prisão de Palermo.

"A foto suscitou minha indignação pessoal, assim como a de boa parte da opinião pública italiana", ressaltou o parlamentar.

"Daquela foto, nasceu quase um movimento de opinião com o objetivo de reafirmar a importância da preservação da dignidade humana da pessoa em qualquer situação", defendeu o senador.

"Refiro-me à questão da difusão de atitudes racistas no nosso país", explicou. (ANSA)

ANSA

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Países da União Européia vão precisar de 20 milhões de trabalhadores qualificados. Cartão Azul para imigrantes será votado em novembro.

Previsto para ser votado no início desta semana, o relatório que institui o Cartão Azul para imigrantes qualificados, que será adotado pelos países integrantes da União Européia, será votado em novembro próximo pelo Parlamento Europeu. A previsão inicial era de que a matéria fosse votada no início desta semana.

A iniciativa, que se contrapõe aos rigores da nova lei contra os imigrantes ilegais, tem por objetivo suprir a falta de trabalhadores qualificados na EU, sobretudo nas áreas de engenharia e informática, que se traduz, de acordo com os dados disponíveis, na necessidade de 20 milhões de trabalhadores qualificados nos próximos 20 anos.

Em Outubro de 2007, a Comissão Européia propôs a criação do Cartão Azul, destinado a atrair trabalhadores altamente qualificados para a União Européia, uma maneira de tentar atrair profissionais de outros países que até agora quase sempre buscam imigrar para os Estados Unidos. O Cartão Azul deverá funcionar como autorização de residência e de trabalho, durante um período renovável de dois anos, com uma série de concessões e direitos.

Os membros da família do detentor do Cartão Azul também terão direito de entrada na União Europeia e poderão beneficiar da livre circulação de pessoas no espaço europeu dois anos após a concessão do Cartão Azul.

A atribuição do Cartão Azul deverá obedecer a regras comuns, sendo da responsabilidade dos Estados-Membros a definição do número de cartões a atribuir.

"A Alemanha tem necessidade de 95.000 engenheiros, mas o mercado só pode contar com os 20.000 engenheiros formados anualmente no país", afirmou a eurodeputada alemã Ewa Klamt. "Defendemos sempre a imigração legal, mas só conseguiremos acabar com a imigração ilegal se abrirmos as portas à imigração legal", acrescentou.

Alguns Estados-Membros da União Européia preferem que o Cartão Azul só seja atribuído depois de se ter alcançado a plena livre circulação de pessoas na União Europeia. Isto permitiria que os cidadãos romenos ou búlgaros pudessem circular livremente na União Européia, antes de a livre circulação ser autorizada a cidadãos de países terceiros.

Por outro lado, existem receios de que o Cartão Azul dê origem a uma fuga de profissionais qualificados de África e de outros países em desenvolvimento.

Oriundi

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

AMEAÇADO DE MORTE, AUTOR DE "GOMORRA" DIZ QUE VAI DEIXAR ITÁLIA




A polícia de Nápoles disse que está checando a veracidade dos relatos, e políticos diversos, começando pelo próprio presidente Giorgio Napolitano, comentaram sobre a necessidade de proteger a vida de Saviano.

Separado de seus amigos e familiares e transferido de um quartel policial a outro para evitar tentativas de assassinato, o escritor perguntou: "Qual foi meu crime? Por que tenho que viver como recluso, como leproso, escondido da vida, do mundo e dos outros homens?".

"Eu só quis contar a história de meu povo, minha terra e sua humilhação", disse ele, vociferando contra o chefe do notório clã Casalesi da Camorra, Francesco Schiavone (apelidado de Sandokan, nome de um pirata fictício), que está cumprindo pena de prisão perpétua.

Um informante da polícia disse que é o clã Casalesi, de Casal di Principe, perto de Nápoles, onde Saviano passou sua infância, que quer assassinar o escritor o quanto antes.

Por razões óbvias, Saviano não deu pistas sobre onde vai tentar reconstruir sua vida, dizendo apenas que em 2006, quando primeiro foi obrigado a se esconder, ele rejeitou conselhos de mudar-se para Nova York. "Permaneci aqui, mas por quanto tempo vou poder continuar a carregar esta cruz?"

Fonte: Reuters

ECONOMIA ITALIANA VAI FICAR ESTAGNADA ATÉ O FINAL DE 2008

16/10/2008

A economia italiana vai ficar estagnada no terceiro trimestre e até o fim do ano devido à contração do consumo e uma redução dos investimentos das empresas, dentro da crise financeira, disse ontem (16) o Banco da Itália (central).

"Na Itália, os indicadores conjunturais são negativos (...), as previsões obtidas graças aos modelos do Banco da Itália anunciam um estancamento substancial do PIB no terceiro trimestre", após uma queda de 0,3% no segundo trimestre do ano, indicou o banco central em seu boletim econômico trimestral, sem dar detalhes.

"O consumo está caindo, o custo do endividamento das famílias está subindo e os investimentos das empresas estão diminuindo", destacou.

Em suas últimas previsões, publicadas em julho, o Banco da Itália previa crescimento de 0,4% para 2008 e 2009.

Fonte: AFP

GOVERNO ITALIANO PROPÕE CLASSES DIFERENTES PARA ALUNOS IMIGRANTES.




O governo italiano estuda um sistema de acesso à escola específico para os alunos imigrantes, mediante um teste de ingresso, e classes diferentes, o que provocou duras críticas da oposição que classifica a medida como discriminatória.

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira uma emenda apresentada pela ultranacionalista Liga Norte, membro do governo de Silvio Berlusconi, que obriga o Executivo a estudar medidas para 'integrar melhor' os estrangeiros na escola italiana.

A emenda da Liga Norte, que precisa ser aprovada no Parlamento para virar lei, prevê que as crianças imigrantes entrem no colégio 'após aprovação em um teste e provas específicas de avaliação'.

Para aqueles que não aprovados, serão organizadas 'classes ponte' para garantir a inserção do aluno no grupo correspondente.

Além disso, será proibida a inserção de alunos estrangeiros depois de 31 de dezembro, e as crianças imigrantes serão distribuídas nas salas de aula em proporção ao número de alunos italianos.

A Liga Norte afirma que com esta medida quer ajudar os jovens imigrantes a 'se integrarem melhor' na escola e evitar que haja problemas de educação e atraso na aprendizagem dos alunos italianos.

No entanto, os partidos da oposição afirmaram que esta medida é totalmente discriminatória e que freia a integração dos imigrantes.

'É uma vergonha que um país como a Itália, ponte do Mediterrâneo, vote no Parlamento classes especiais para estudantes estrangeiros', declarou o responsável por políticas juvenis do Partido Democrata, Pina Picierno.

'É uma proposta reacionária porque dá a imagem de uma escola fechada, com medo da diversidade, e mina o sério trabalho de tantos colégios e professores que contribuíram com a integração', acrescentou Picierno.

Fonte: Agência EFE

GOVERNO ITALIANO PROPÕE CLASSES DIFERENTES PARA ALUNOS IMIGRANTES.




O governo italiano estuda um sistema de acesso à escola específico para os alunos imigrantes, mediante um teste de ingresso, e classes diferentes, o que provocou duras críticas da oposição que classifica a medida como discriminatória.

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira uma emenda apresentada pela ultranacionalista Liga Norte, membro do governo de Silvio Berlusconi, que obriga o Executivo a estudar medidas para 'integrar melhor' os estrangeiros na escola italiana.

A emenda da Liga Norte, que precisa ser aprovada no Parlamento para virar lei, prevê que as crianças imigrantes entrem no colégio 'após aprovação em um teste e provas específicas de avaliação'.

Para aqueles que não aprovados, serão organizadas 'classes ponte' para garantir a inserção do aluno no grupo correspondente.

Além disso, será proibida a inserção de alunos estrangeiros depois de 31 de dezembro, e as crianças imigrantes serão distribuídas nas salas de aula em proporção ao número de alunos italianos.

A Liga Norte afirma que com esta medida quer ajudar os jovens imigrantes a 'se integrarem melhor' na escola e evitar que haja problemas de educação e atraso na aprendizagem dos alunos italianos.

No entanto, os partidos da oposição afirmaram que esta medida é totalmente discriminatória e que freia a integração dos imigrantes.

'É uma vergonha que um país como a Itália, ponte do Mediterrâneo, vote no Parlamento classes especiais para estudantes estrangeiros', declarou o responsável por políticas juvenis do Partido Democrata, Pina Picierno.

'É uma proposta reacionária porque dá a imagem de uma escola fechada, com medo da diversidade, e mina o sério trabalho de tantos colégios e professores que contribuíram com a integração', acrescentou Picierno.

Fonte: Agência EFE

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PALANQUE DE BERLUSCONI DESABA EM JANTAR COM BUSH.




15/10/2008
O premiê italiano Silvio Berlusconi sofreu um pequeno acidente durante um jantar na Casa Branca em Washington, ao lado do presidente dos EUA, George W. Bush. O palanque desabou enquanto o líder italiano discursava, informa o jornal The Times. Ninguém ficou ferido.

Após discursos entusiasmados e elogiosos, o italiano tentou abraçar Bush e levou consigo o microfone e o púlpito.

Os dois reagiram de maneira bem humorada ao incidente e logo depois Berlusconi soltou a frase: "o amor é capaz dessas coisas."

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi foi recebido com uma cerimônia de boas-vindas pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e pela primeira-dama, Laura Bush.Na sua chegada, Berlusconi foi saudado por Bush com um sonoro 'buongiorno' ('bom dia' em italiano).

Em seguida, o presidente americano elogiou Berlusconi, definindo-o um 'homem de sucesso, o estadista de uma grande nação e o líder de uma nação amiga'.

- A coisa mais importante neste momento de crise é que a América e a União Européia possam agir de maneira coordenada - disse Berlusconi, acrescentando estar convencido de que, depois das decisões tomadas ontem em Paris, existam as armas para combater a crise financeira.

Após a cerimônia, na qual estavam presentes também o vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, e a secretária de Estado, Condoleezza Rice, o primeiro-ministro italiano presenteou Laura Bush com um vaso de Richard-Ginori, uma das mais antigas fábricas de cerâmica da Itália, em atividade desde 1735.

O primeiro-ministro italiano já era esperado em Washington na tarde de domingo, mas teve que atrasar sua chegada na capital norte-americana para ir a Paris para a cúpula européia.

Berlusconi realiza sua visita à Casa Branca durante as celebrações do Columbus Day, data que homenageia o navegador genovês Cristóvão Colombo.

Portal Terra

POLÍCIA ITALIANA ENCONTRA 500 MIL EUROS ENTERRADOS NO JARDIM DE MAFIOSO.


15/10/2008

A polícia italiana descobriu meio milhão de euros e pedras preciosas enterrados no jardim da casa do mafioso Antonino Di Maggio que havia sido detido em 2006.

O dinheiro havia sido colocado em diversas latas de conserva que estavam fechadas; também foram encontradas esmeraldas, rubis, corais e peças de ouro.

A polícia havia seguido indicações de um informante da Justiça.

O fundo da propriedade Di Maggio, de 54 anos, onde foi encontrado o dinheiro, se encontra na localidade de Piraineto en Carini, na Sicília. A investigação que levou à descoberta foi coordenada pelas autoridades de Palermo.

Di Maggio foi detido em meio a uma investigação chamada Gotha e foi condenado a dez anos de prisão por associação mafiosa e extorsão, em julho de 2007. (ANSA)

ANSA.it

terça-feira, 14 de outubro de 2008

MÁFIA ITALIANA QUER MATAR AUTOR DE "GOMORRA" ATÉ O NATAL.

14/10/2008

A polícia italiana está investigando relatos de que a máfia de Nápoles planeja executar a ameaça de matar Roberto Saviano, autor do best seller "Gomorra", até o Natal.

Saviano, de 29 anos, vive há dois anos escondido, com proteção policial 24 horas por dia, desde que "Camorra", como é conhecida a máfia em sua cidade, decidiu puni-lo pelo sucesso do livro, que virou filme e é baseado em suas próprias investigações sobre a brutalidade dos mafiosos.

O livro vendeu 1,2 milhão de cópias na Itália e foi traduzido para 42 línguas. Agora que chegou aos cinemas e é candidato ao Oscar, a máfia está ainda mais irritada e quer ver Saviano e seus seguranças mortos o mais rápido possível.

"Lançamos um inquérito para verificar a veracidade desta notícia", disse à Reuters Franco Roberto, coordenador do esquadrão antimáfia de Nápoles.

Os jornais italianos disseram que o clã Casalesi (que virou manchete recentemente devido ao assassinato de seis africanos, o que despertou a revolta de imigrantes), o mais notório da máfia local, teria decidido levar a cabo a ameaça de morte, procurando matar o escritor até o Natal.

A fonte da informação foi uma pessoa próxima a Francesco Schiavone, codinome "Sandokan", chefe da Camorra.

De cabeça raspada, barba, piercing na sobrancelha e camiseta preta, Saviano se tornou um símbolo da luta contra o crime organizado para a nova geração de italianos.

Na segunda-feira, Saviano disse a uma rádio local que muitos de seus dias são "terríveis".

O escritor afirmou que o que deixou a máfia preocupada foram os seus milhões de leitores.

"Os leitores que ameaçaram os chefes do crime, não eu", disse Saviano.

Alguns políticos exigiram que o poder público seja solidário com a situação do escritor.

"Ninguém deve tocar Saviano!", disse a ex-ministra Giovanna Melandri, denunciando a Camorra como "um dos maiores cânceres que tomam conta do nosso país".

Fonte: Abril.com

13 IMIGRANTES MORREM AO SEREM JOGADOS VIVOS NO MAR DA SICÍLIA

13/10/2008

A polícia italiana prendeu cinco traficantes nigerianos acusados de jogar 13 imigrantes ilegais de seu barco por medo de que eles pudessem trazer má sorte, disseram fontes policiais nesta segunda-feira (13/10)

Todas as vítimas eram homens, 12 nigerianos, e um ganês. Todos foram dados como mortos.

Fontes afirmaram que os sobreviventes do barco - que chegou na Sicília com 59 imigrantes no dia 11 de setembro - informaram que 13 pessoas foram jogadas para fora do barco vivas depois que parte do equipamento de navegação do barco quebrou.

Os cinco homens presos foram acusados de homicídio.

"Alguns detalhes horripilantes apareceram em nossa investigação", disse o promotor público Ugo Rossi segundo a agência de notícias Ansa.

"Os alimentos e a água estavam acabando então é possível que essas 13 pessoas desesperadas foram jogadas no mar vivas, usando a superstição como um pretexto", disse.

Fonte: Reuters

sábado, 11 de outubro de 2008

IMIGRAÇÃO NA ITÁLIA CRESCE 16,8% SÓ EM 2007.

11/10/2008

O número de imigrantes na Itália cresceu 16,8% no ano de 2007, passando de 2.938.922 para 3.432.651 pessoas, informou nesta semana um relatório do Instituto de Estatística Italiano (Istat). O relatório afirmou que se trata do maior crescimento na história do país no período de um ano.

Os números mostram que os imigrantes já representam 5,8% da população da Itália. A maior comunidade estrangeira residente no país provêm da Romênia, com 625.278 pessoas. Só no ano passado, mais de 283 mil romenos mudaram-se para o país. Quase a metade dos estrangeiros (47%) vêm do Leste Europeu.

Outras comunidades numerosas na Itália provêm justamente de países que entraram recentemente na União Européia (UE), como a Albânia (com 401.949 imigrantes) e a Ucrânia (com 132.718 pessoas). A China se destaca, em terceiro lugar, com 156.519 residentes.

Segundo os dados da Istat, 839 mil imigrantes são de países de fora da UE. Da América Latina, a maior comunidade é do Equador (73.235), seguido por Peru (70.755), Brasil (37.848), República Dominicana (18.591) e Colômbia (17.890).

A maioria dos imigrantes mora no norte do país --62,5%--; 25% vive na região central da Itália; e 12,5% se estabelecem nas Províncias do sul.

Medo

Uma pesquisa publicada segunda-feira (6) pelo jornal "La Repubblica" mostrou que os italianos são hoje na Europa o povo que mais teme a chegada de imigrantes. Para 50,7% dos italianos, os imigrantes são uma ameaça à ordem pública e à segurança dos cidadãos, revelou levantamento realizado pelo instituto Demos LaPolis-Pragma.

O índice é maior que em vários outros países da Europa Ocidental: na França, por exemplo, apenas 21,6% das pessoas pensam dessa maneira; na Alemanha, 29,3%; e no Reino Unido, esse índice é de 23,3%.

Com France Presse e Efe

Folha Online

ITÁLIA PROÍBE VENDAS A DESCOBERTO DE TODAS AS AÇÕES.

11/10/2008

A autoridade da Bolsa italiana (CONSOB) anunciou nesta sexta-feira (10) que ampliou a proibição das vendas a descoberto, um fator de especulação, a todas as empresas cotadas até o fim de outubro, tornando-se assim o primeiro guardião de mercado a adotar esta medida.

As vendas a descoberto das ações de grupos bancários e de seguros já haviam sido proibidas em 1o. de outubro pela CONSOB, seguindo o exemplo de várias autoridades internacionais.

A autoridade italiana é no entanto a primeira a ampliar a medida a todos os valores.

"A CONSOB decidiu hoje estender a todas as ações cotadas nos mercados regulamentados italianos a obrigação de dispor da propriedade e a disponibilidade do título no momento da venda e até a data do regulamento", destacou o comunicado da autoridade do mercado financeiro.

A medida entrou em vigor às 14H00 local (9H00 de Brasília) e vai até 31 de outubro à meia-noite, destacou a CONSOB.

A venda a descoberto é uma prática acusada de agravar as quedas das Bolsas mundiais.

AFP

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

POLÍCIA ITALIANA PATRULHARÁ COM FERRARIS E LAMBORGHINIS APREENDIDAS DA MÁFIA.

10/10/2008

A Polícia italiana usará carros de luxo apreendidos da máfia napolitana Camorra para patrulhar as ruas da Campânia (região no sul do país), entre eles, modelos da Ferrari e da Lamborghini.

"Em operação recente contra a Camorra, a Guarda de Finanças (Polícia fiscal e aduaneira) confiscou bens no valor de 100 milhões de euros, entre eles vários carros de luxo como Ferraris e Lamborghinis que agora utilizará a Polícia", declarou o ministro do Interior, Roberto Maroni.

Além disso, 13 cavalos apreendidos durante a operação estarão à disposição da Polícia montada.

A operação foi realizada na terça-feira da semana passada (31 de setembro), contra o clã dos Casalesi, o mais poderoso da Camorra, e terminou com 30 detenções, entre elas de quatro de seus chefes.

Durante a operação, os agentes apreenderam documentos e livros de contas que, junto aos bens no valor de 100 milhões de euros confiscados, comprovam o poderio econômico conquistado pela "família" em atividades ilegais.

EFE

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

JUIZ SUSPENDE INVESTIGAÇÃO SOBRE BERLUSCONI NA ITÁLIA.

09/10/2008

O juiz para as investigações preliminares de Roma, Orlando Villoni, suspendeu a investigação sobre o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi - acusado de incentivar a corrupção de parlamentares.

Segundo publicações desta quinta-feira (09/10), da imprensa italiana, o juiz decidiu enviar as atas da investigação ao Tribunal Constitucional para que este decida se a lei de imunidade aprovada pelo Governo de Berlusconi está de acordo com a Carta Magna.

O juiz Villoni explica em seu recurso ao Tribunal que, da forma como está colocada essa lei, a imunidade dos quatro cargos mais importantes do Estado também pode se aplicar à fase de investigações preliminares, e, portanto, pede instruções de como proceder.

A Lei Alfano estabelece a imunidade para os presidentes da República, do Governo, da Câmara dos Deputados e do Senado, e prevê que estes não sejam julgados ou investigados, durante seu mandato, por delitos que não sejam relativos a seu cargo institucional.

Villoni é encarregado de um caso em que Berlusconi é acusado de, enquanto estava na oposição, ter tentado subornar senadores do Governo para que mudassem de lado causando, assim, a queda Romano Prodi, que tinha apenas duas cadeiras de vantagem no Senado.

A citada lei está causando incertezas no sistema judiciário, pois os dois processos nos quais Berlusconi é acusado foram suspensos à espera da decisão do Tribunal Constitucional italiano.

Esta medida foi tomada no dia 4 pelo tribunal que processa o primeiro-ministro da Itália pelo suposto pagamento de 580 mil euros ao advogado David Mills, também acusado, em troca da falsificação de seu testemunho em dois processos contra Berlusconi, dos quais foi absolvido.

Em 26 de setembro, o magistrado encarregado de processar as irregularidades na compra e venda de direitos televisivos da Mediaset, empresa de propriedade de Berlusconi, também decidiu suspender o processo contra ele e enviar as atas ao Tribunal Constitucional para que decida como prosseguir.

Em 2004, o máximo representante da Constituição anulara outra lei parecida que havia sido aprovada pelo Governo de Berlusconi, na qual também se garantia a imunidade aos altos cargos do Estado.

EFE

DOCUMENTÁRIO ITALIANO SOBRE IMIGRAÇÃO ILEGAL NÃO CONSEGUE CHEGAR AOS CINEMAS.

08/10/2008

Os diretores do documentário "Come um uomo sulla terra", que trata das dificuldades enfrentadas pelos imigrantes africanos que tentam chegar na Itália, denunciaram esta semana dificuldades políticas para conseguir a distribuição do filme no país.

Os cineastas Andrea Segre, Riccardo Biadene e Dagmawi Yimer foram premiados em setembro no festival italiano Salina Doc Fest por seu trabalho de documentação dos imigrantes que chegam todos os meses à Líbia com o sonho de alcançarem a Europa, mas agora não conseguem encontrar um distribuidor. "Com certeza a coisa não é extremamente simples, também por motivos políticos", comenta Segre.

Entre outras coisas, o filme aborda as relações entre a Itália e a Líbia no que se refere à imigração clandestina, incluindo um acordo assinado entre o premiê italiano, Silvio Berlusconi, e o líder líbio Muamar Khadafi em 2003.

"A maior culpa do governo italiano é a miopia. Por motivos de pequenas contingências políticas, estamos assumindo uma responsabilidade que se revelará muito grave", acrescentou Segre.

De acordo com o documentário, foi com dinheiro italiano que se construiu a prisão de Kufrah, no sul da Líbia, onde os imigrantes detidos são vítimas de privações, agressões físicas e violências sexuais.

"O que peço à Itália em relação ao acordo com a Líbia é que tenha em mente o respeito aos seres humanos. Em vez disso, esse país que amo e onde quero continuar a viver está se desvencilhando dessa responsabilidade. Limitar-se a fornecer dinheiro para bloquear o fluxo de clandestinos não é um comportamento que se espera de um Estado democrático", declarou Yimer, ele mesmo emigrante, que chegou à Itália em 2006.

O etíope de 24 anos era estudante de direito em seu país e hoje é professor de italiano na associação Asinitas (centro de educação e assistência aos imigrantes) em Roma, onde conheceu os italianos Segre e Biadene, que organizam laboratórios de vídeo.

"Parti sem me despedir, tinha medo de magoar meu pai", disse Yimer, recordando sua partida em 2005. O etíope passou meses terríveis na Líbia, onde foi preso diversas vezes e vendido a traficantes, até conseguir chegar a Lampedusa, no sul da Itália, em julho de 2006.

"A chegada a Lampedusa foi para mim o final de um pesadelo. Para mim é um dever moral realizar esse documentário, dar voz a todos aqueles que não a tem mais, cujos direitos são ainda hoje desrespeitados", lembrou Yimer.

"Os políticos falam sobre os desembarques em Lampedusa para criar alarme sobre a imigração, mesmo que a cada ano cheguem ali 18 mil pessoas, um décimo da cota de imigração fixada pela Itália, que é de 180 mil pessoas", disse Segre.

"Mas me causa muito prazer o interesse que vários setores da Itália estão mostrando pelo filme. Já temos programadas até fevereiro pelo menos 20 projeções. É uma demonstração de que existe uma Itália que quer se confrontar com essa realidade", concluiu.

ANSA

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

ERRO FAZ VINHO JORRAR DE TORNEIRAS NA ITÁLIA.




Moradores de Marino, na Itália, correram para encher baldes e garrafas quando vinho branco começou a sair da torneira de suas casas. A bebida, que é a atração de um tradicional festival da cidade, foi direcionada equivocadamente para as residências em vez de ir para uma fonte durante um festival local, informa nesta terça-feira o diário online Metro.

O Festival da Uva de Marino, na Itália, normalmente tem como uma de suas principais atrações uma fonte de vinho branco na praça da cidade. No entanto, na edição deste ano, a bebida começou a jorrar das torneiras dos moradores.

O vinho grátis foi saudado como um "miracolo" (milagre, em italiano) pelos moradores da cidade, localizada ao sul de Roma. Eles dizem que as donas de casa perceberam que havia algo errado quando sentiram um estranho cheiro de álcool ao lavar a louça e tomar banho.

O prefeito de Marino, Adriano Palozzi, disse que os técnicos não se deram conta que tinham direcionado erroneamente o curso do vinho para o fornecimento doméstico.

O equívoco foi rapidamente localizado e revertido, mas não antes de vários moradores terem enchidos baldes, jarros e outros recipientes que tinham por perto.

Redação Terra

terça-feira, 7 de outubro de 2008

ITÁLIA É O PAÍS EUROPEU QUE MAIS TEME IMIGRANTES, DIZ PESQUISA.

07/10/2008

Uma pesquisa publicada nesta ontem (06) pelo jornal "La Repubblica" mostra que os italianos --que até os anos 1960 eram um povo emigrante-- são hoje na Europa os que mais temem a chegada de imigrantes em sua terra.

Para 50,7% dos italianos, os imigrantes são uma ameaça à ordem pública e à segurança dos cidadãos, revelou levantamento realizado pelo instituto Demos LaPolis-Pragma.

O índice é maior que em vários outros países da Europa Ocidental: na França, por exemplo, apenas 21,6% das pessoas pensam dessa maneira; na Alemanha, 29,3%; e no Reino Unido, esse índice é de 23,3%. Apenas dois outros países, do Leste Europeu, superam a Itália nesse quesito: a República Tcheca, com 66,3% e a Hungria, onde 63,9% da população pensa que os imigrantes são uma ameaça.

O jornal afirma que os resultados da pesquisa ajudam a explicar os recentes atos de violência contra estrangeiros na Itália, mas diz que episódios semelhantes acontecem em outros países europeus.

Em maio, acampamentos ciganos foram atacados e incendiados na principais cidades italianas, sobretudo em Nápoles, onde testemunhas apontaram a presença de líderes da Camorra, poderosa máfia local, entre os incendiários. Os criminosos não foram punidos. Além de ciganos, a Itália também recebe grandes fluxos de imigrantes ilegais vindos da África.

Cultura e economia

Para boa parte dos italianos, a chegada de estrangeiros também traz um efeito nocivo para a cultura do país. Para 35,1% deles, os imigrantes representam um perigo para a cultura, a religião e a identidade nacional. Na França, 22% pensam assim; na Alemanha, 25,7%; e no Reino Unido, 33,5%.

Perguntados se os imigrantes contribuem para a abertura cultural do país, 46,3% dos italianos responderam que sim, abaixo de 69,8% dos franceses, 69,1% dos alemães e 70,7% dos britânicos que concordam com a afirmativa.

Já em relação ao mercado de trabalho, a idéia dos italianos em relação aos imigrantes aproxima-se mais da percepção dos vizinhos europeus. Para 36,7% dos italianos, os estrangeiros tomam os postos de trabalho dos cidadãos nativos. No Reino Unido, 47,7% da população pensa dessa maneira, na Alemanha, são 36,3% e na França, 25,8%.

Perguntados se os imigrantes são uma fonte de riqueza para a economia, 46,5% dos italianos responderam que sim, ante 59,3% dos que concordam na França, 61,7% na Alemanha e 73,1% no Reino Unido.

O levantamento foi publicado depois que vários políticos italianos, entre eles o presidente da República, Giorgio Napolitano, advertiram sobre o perigo do racismo no país. Em manifestações, milhares de pessoas em Nápoles e Roma protestaram também contra a discriminação racial neste fim de semana.

Agência Estado

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

PAPA LANÇA MARATONA BÍBLICA NA TELEVISÃO ITALIANA.


06/10/2008

O Papa começou, na noite deste domingo (05/10), uma leitura pública de toda a Bíblia, dando início à maratona de sete dias e sete noites em uma basílica de Roma que acompanhará o sínodo de bispos sobre "a palavra de Deus".


A leitura de Bento XVI foi gravada no palácio do Vaticano e projetada em uma tela gigante instalada no interior da Basílica Santa Cruz de Jerusalém, que estava abarrotada de fiéis.

Centenas de personalidades e cidadãos reunidos neste templo ficarão de pé para ler trechos dos textos sagrados.

O pontífice leu as primeiras páginas do Genesis, primeiro livro do Velho Testamento, segundo o qual Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo.

A RAI, maior rede de televisão da Itália, transmitiu a leitura do Papa e as seguintes, como a do ator e cineasta Roberto Benigni, que leu o relato da morte de Abel, assassinado pelo irmão Cain. O canal educativo da RAI passará a transmitir as outras partes do evento.

Um representante do patriarca ortodoxo Alexis II falou imediatamente após o Papa, seguido por um sacerdote protestante.

Também participarão da leitura vários muçulmanos e judeus - embora o principal rabino de Roma, Riccardo Si Segni, tenha preferido não participar, por estimar que se trata de uma iniciativa "católica demais".

A leitura coincide com a primera semana de um sínodo (assembléia de bispos) convocado por Bento XVI para discutir a difusão da "palavra de Deus", ou seja, da mensagem da Bíblia no mundo.

AFP

domingo, 5 de outubro de 2008

Milhares de pessoas protestam contra o racismo na Itália.

Sáb, 04 Out, ROMA

Uma manifestação contra o racismo reuniu milhares de pessoas em Roma neste sábado, após uma série de ataques violentos contra imigrantes na Itália.

Um grande número de imigrantes chineses participou do protesto, realizado perto do Coliseu romano, dois dias após um chinês de 36 anos ter sido espancado por um grupo de jovens na capital italiana.

Uma manifestação contra o racismo reuniu milhares de pessoas em Roma neste sábado, após uma..

Os manifestantes seguravam cartazes com fotos dos seis imigrantes africanos assassinados pela máfia no dia 18 de setembro na cidade de Castel Volturno, no sul do país.

Ao mesmo tempo, cerca de cinco mil pessoas protestavam contra o racismo em Caserta, perto de Castel Volturno, segundo a agência de notícias ANSA.

Em Roma, os manifestantes carregavam também cartazes em memória de Abdul Guievre, italiano de 19 anos de idade de origem burquinense. No dia 14 de setembro, o jovem foi espancado até a morte com uma barra de metal por dois gerentes de bar em Milão.

De acordo com testemunhas, os dois homens gritavam slogans racistas enquanto batiam na vítima.

Em visita ao Papa Bento XVI neste sábado, o presidente italiano, Giorgio Napolitano, declarou-se perturbado com "as novas e preocupantes manifestações de racismo" na Itália e em toda a Europa.

AFP

sábado, 4 de outubro de 2008

ITÁLIA ADOTARÁ O FEDERALISMO FISCAL RECLAMADO PELA LIGA NORTE.

04/10/2008

O governo italiano adotou ontem (03) um projeto de lei de federalismo fiscal que permitirá às regiões conservar uma porcentagem maior dos impostos que geram, satisfazendo assim a maior reivindicação da populista formação Liga Norte.



"Introduzir o federalismo fiscal constitui uma reforma histórica", assegurou o ministro da Economia, Giulio Tremonti, ao término do Conselho de Ministros.

O processo para adotar a reforma fiscal durará dois anos, explicou o ministro.

Trata-se de uma reforma complexa proposta pelo governo conservador de Silvio Berlusconi, em obediência a um compromisso com a Liga Norte graças aos qual conseguiu a maioria absoluta no parlamento.

O projeto, que implica uma modificação da Constituição, afeta as regiões mais pobres, do sul da península, e incrementa as entradas das regiões ricas e industrializadas do norte, já que estas poderão conservar boa parte dos impostos que atualmente destinam ao Estado central.

AFP

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Governo propõe corte nos recursos para italianos no exterior e gera protestos de instituições e políticos.


Sexta-Feira - 03/10/2008


O substancial corte nos recursos destinados aos italianos no exterior, conforme propõe o Governo no Orçamento (Finanziaria) para o próximo ano, está gerando fortes protestos por parte de integrantes dos partidos de oposição e de lideranças de entidades como o Consiglio Generali degli Italiani all’Estero. A previsão de uma dotação que não supera os 32 milhões de euros simplesmente determinará a paralisia das instituições italianas no exterior e a impossibilidade de intervir, de maneira eficaz, em favor da comunidade em qualquer setor de competência, afirma o secretário-geral da Cgie, Elio Carozza.

Corte proposto pelo Governo nos recursos para os italianos no exterior provoca inconformidade e previsões pessimistas entre políticos e líderes de instituições.


Mais enfático, o responsável pelo setor dos italianos no exterior do Partido Democrático, Maurizio Chocchetti, considera que o atual Governo italiano decidiu ignorar completamente os quase quatro milhões de compatriotas, sua enorme potencialidade e sua legítima expectativa. A seu ver, para o Governo os italianos que residem no exterior não existem mais.

Por seu turno, o também deputado Franco Narducci, presidente da Unione Nazionale Associazioni Imigrati Ed Emigrati – Unaie, considerou a situação gravíssima e disse que, se for mantida a proposta, será preciso dizer adeus aos cursos de língua e cultura italiana no exterior, a assistência aos mais necessitados e ao funcionamento de estruturas de representação, como a Cgie e os Comites. Narducci defende a necessidade de os italianos no mundo se rebelarem contra a proposição.

Conforme o secretário-geral da Cgie, Elio Carozza, o Orçamento de 2008 destinava para os italianos no exterior mais de 82 milhões de euros, e com o corte estabelecido pelo Governo, foi colocado em disponibilidade neste ano cerca de 60 milhões. Com os 32 milhões previstos para 2009, não será possível assegurar nem ao menos um mínimo para os cursos de língua e cultura. Apenas para este quesito, o Orçamento passado previu 34 milhões de euros. Além disso, os recursos destinados à assistência chegaram a 29 milhões.

Carozza defende a necessidade de uma mobilização da comunidade para conscientizar o Parlamento e o Governo para, ao menos, ser mantido o mesmo montante previsto no Orçamento de 2008 em favor dos italianos no exterior.

Oriundi.

Consulado da Itália em SP cancela pedidos de agendamentos de agências e despachantes.


Segunda-Feira - 29/09/2008

O Consulado da Itália em São Paulo, conforme aviso publicado no site da instituição, anulou os pedidos de agendamento para a legalização de documentos, inscritos por agências e despachantes que prestam serviços no encaminhamento de processos de cidadania italiana. Os agendamentos, que estavam suspensos desde o final do ano passado por estarem com as datas preenchidas até dezembro de 2008, foram reabertos no início do mês de setembro.

Segundo Consulado, “tais pedidos, provenientes de tais agências ou despachantes, feitas em desrespeito às instruções foram cancelados, uma vez que impedem ao público o livre acesso ao serviço”. A instituição informa que não irá validar as “afirmações daqueles ‘consultores’ que dizem ter acesso privilegiado aos nossos serviços e proíbe a qualquer ‘despachante’ - prestador de serviços - a divulgação de que tenha privilégios diferenciados em relação aos demais usuários”.

Fila para atendimento em frente
ao Consulado da Itália em SP, na
Avenida Paulista. Agendamentos
devem ser feitos unicamente em
nome do interessado.

O pedido de agendamento deverá ser feito unicamente em nome do interessado, ou seja, do usuário final da documentação que deverá se apresentar na data fixada para a entrega da documentação junto ao setor URP do Consulado. Cada solicitação deverá corresponder à entrega de documentos de uma só pessoa, sendo o agendamento individual e sem validade para demais familiares da pessoa agendada. Caso o agendado não possa comparecer no dia e hora fixados poderá delegar formalmente uma terceira pessoa para a apresentação dos documentos que deverá mostrar o original da Procuração na data marcada.

O agendamento deverá ser feito no site do Consulado www.conssanpaolo.esteri.it , no link “Agendar atendimento”, preenchendo os dados nome, sobrenome, nacionalidade, local e data de nascimento, endereço residencial, escolaridade, telefone e e-mail do interessado, sem a necessidade de informar a respeito da origem exata, de comune ou paróquia, do antepassado italiano transmissor da cidadania.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

EM VENEZA, APENAS 10% DOS POMBOS RESISTEM NA PRAÇA SAN MARCO.


Cinco meses após uma ordem da prefeitura de Veneza que eliminou as barracas que vendiam grãos na praça San Marco, o número de pombos na área caiu de 20 mil para 2.000.

Na ordem que entrou em vigor no último dia 1º de maio, a Prefeitura de Veneza também proibiu que os moradores e turistas alimentassem os pombos da praça, prática comum até então, alegando que as aves sujam e deterioram os monumentos.

Segundo a superintendente para bens arquitetônicos da cidade, Renata Codello, desde a retirada das barracas que vendiam grãos, a maioria dos pombos abandonou o local por não encontrar comida suficiente.

"Não encontrando mais o que comer, os pombos se transferiram para as ilhas, onde a comida é farta. Na praça San Marco permaneceu um número razoável, que não acabou com o seu aspecto pitoresco", afirma Renata. "Percebemos o desaparecimento quase total deles nas sacadas do Palazzo Ducale, na fachada da Biblioteca Marciana e nas partes altas decorativas do Procuratie Nuove", completa a superintendente.

ANSA

Intercâmbio na Itália para descendentes de imigrantes friulanos


Quinta-Feira - 02/10/2008

A Região Friuli Venezia Giulia está financiando o “Progetto Visiti V” destinado a jovens estudantes descendentes de imigrantes friulanos. O projeto está sendo coordenado pelo Ente Friuli Nel Mondo e coordenado pelas associações de descendentes da região. O Circolo Friulano da Associação Italiana de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que participou da formatação do Projeto, juntamente com as Associações Friulanas do mundo, está inscrevendo e selecionando candidatos, no Brasil.

O Projeto prevê, na sua fase 1, a permanência de estudantes brasileiros e sul americanos, por quatro semanas na Friuli Venezia Giulia, Itália, período no qual o estudante participará de atividades culturais, sociais e escolares, com objetivo de conhecer a realidade regional, sua história, usos e costumes e aperfeiçoar seus conhecimentos de língua e cultura italiana. A ida dos alunos brasileiros selecionados à Itália está prevista já para o mês de janeiro de 2009.

Na fase 2, o Projeto prevê a vinda de jovens italianos, pertencentes às famílias que hospedaram os brasileiros na Itália, para permanência no Brasil, também por quatro semanas, em julho 2009, com o objetivo de conhecer o país, aperfeiçoar os seus conhecimentos de língua portuguesa e da cultura e do modo de viver dos descendentes friulanos locais, participando das atividades nas escolas dos participantes brasileiros.

São condições necessárias para a inscrição inicial:

1. ser descendente de imigrante italiano originário da Região Friuli Venezia Giulia;

2. ser residente no Brasil, Argentina, Uruguai ou Venezuela;

3. ter conhecimento da língua italiana;

4. ter idade entre 16 anos e 19 anos;

5. ter consentimento da escola que freqüenta;

6. a família comprometer-se a receber um jovem italiano, acompanhando-o e assistindo-o durante o período de permanência e participar de todas as atividades preparatórias das fases 1 e 2 do Projeto.

7. o candidato deve ter capacidade de interação, convivência e adaptação a situações e costumes novos.

O período de pré-inscrições acontece de 29 de setembro a 4 de outubro com a finalidade de avaliar o número de interessados e a fim de reivindicar o número de vagas.

As inscrições definitivas serão realizadas na segunda quinzena do mês de outubro de 2008, na sede da entidade, junto à Associação Italiana de Santa Maria, na Rua do Acampamento, 255. Informações pelo telefone (55) 3223-3100, e-mail: aism.rs@gmail.com e aismcursodeitaliano@hotmail.com

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

ITÁLIA PAGARÁ US$ 216 MIL A DESCOBRIDORES DE 'HOMEM DO GELO'.


01/10/2008

Uma batalha judicial pela descoberta de uma múmia de um caçador de 5,3 mil anos, conhecido como "homem de gelo" ou Oetzi, no norte da Itália em 1991, foi encerrada.

Os alemães Erika e Halmut Simon encontraram os despojos em uma região montanhosa coberta de neve perto da fronteira com a Áustria, mas as autoridades na província de Bolzano se recusaram a dar ao casal uma comissão pelo achado.


Um tribunal decidiu em favor do casal em 2006 e a administração local finalmente concordou em pagar US$ 216 mil.

Mas a sentença chega tarde demais para Halmut Simon, que morreu há quatro anos. O dinheiro irá para a sua viúva, de 71 anos.

Recompensa ''simbólica''

A disputa começou em 1994, quando o casal rejeitou uma recompensa "simbólica" de cerca de US$ 7,5 mil.

A legislação italiana estipula uma comissão de 25% sobre o valor da descoberta. Oetzi atraiu muitos visitantes para Bolzano e milhões de euros com o turismo.

Em 2006, um tribunal ordenou ao governo provincial que compensasse"adequadamente" Erika Simon. Mas a decisão foi contestada pelos advogados da administração local.

Eles alegam que as autoridades pagaram as escavações e forneceram uma sala com temperatura controlada para preservar a múmia.

Na segunda-feira, as autoridades finalmente concordaram com a exigência de Erika Simon, dizendo que a recompensa é em reconhecimento à descoberta do casal e à renda obtida com o turismo.

''Má sorte''

O correspondente da BBC em Milão, Mark Duff, disse que Oetzi só trouxe má sorte para muitos dos envolvidos na descoberta.

Halmut Simon morreu em um acidente de alpinismo em 2004, e seis outras pessoas ligadas à descoberta de alguma maneira morreram, aparentemente, em circunstâncias misteriosas.

Tudo isso levou a especulações da existência de uma maldição em Oetzi correspondente àquela que cercou a descoberta da múmia de Tutancâmon, no Egito, afirma Duff.

Oetzi, que recebeu este nome por ter sido encontrado no Vale Oetz, é uma das maiores descobertas arqueológicas dos últimos anos.

Ele ainda usava calças de pele de cabra e capa de fibra, e portava um machado e flechas.

Inicialmente acreditava-se que ele tinha morrido de fome e frio, mas pesquisadores conseguiram estabelecer depois que o caçador morreu em conseqüência de ferimentos adquiridos em um conflito.

Oetzi tinha cerca de 1,59 centímetros de altura, 46 anos de idade e sofria de artrite.

BBC Brasil

DIETA MEDITERRÂNEA É CANDIDATA A PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE.



01/10/2008

A candidatura da Dieta Mediterrânea a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi formalizada ontem (30), com Espanha, Itália, Grécia e Marrocos que apresentaram à UNESCO o documento final da proposta. A decisão deverá ser conhecida no final de 2009.

Os quatro países vão avançar, a partir de agora, com acões conjuntas e individuais com o objetivo de conseguir apoios para a candidatura entregue hoje, em Paris, refere o governo espanhol em comunicado.

O documento foi preparado e coordenado pela Fundação Dieta Mediterrânea, sedeada na Espanha, apresenta o significado da Dieta Mediterrânea do ponto de vista cultural, social, histórico, gastronômico, alimentar, ambiental, paisagístico e de costumes.

Unesco

ITÁLIA CONFISCA 25 MIL PACOTES DE ALIMENTOS CHINESES

01/10/2008

Cerca de 25 mil pacotes de produtos alimentares de origem animal exportados da China, entre eles biscoitos fabricados a partir do leite, foram confiscados hoje pela Polícia italiana em um armazém de Milão.

Os produtos encontrados no local, propriedade de uma empresa de exportação e importação chinesa, não podem ser enviados a países europeus, segundo as normas da União Européia (UE), informaram fontes policiais.

Entre os produtos estavam molhos à base de carne e pacotes de biscoitos. Estes últimos serão submetidos a um controle para verificar a possível presença de melamina.

O Governo italiano reforçou os controles sobre os produtos de alimentação provenientes da China para se certificar de que não contêm leite nem seus derivados.

Estas medidas foram adotadas depois que foram detectados níveis de melamina em leite líquido vendido por três das principais marcas chinesas do setor, que causou problemas renais a quase 53 mil crianças nesse país, das quais quatro morreram.

Agência EFE